Casa cheia na Real Vinícola para a conferência do arquiteto e Pritzker brasileiro
O arquiteto e Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha deu ontem, 30 de setembro, pelas 18h30, uma conferência na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, no âmbito da inauguração da exposição “Infinito Vão – 90 anos de arquitetura brasileira”, cuja programação se estendeu ao longo dos dias 28, 29 e 30 de setembro com uma série de atividades gratuitas.
Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, associou-se à conferência, aproveitando a sua passagem por Matosinhos e pelo edifício da Real Vinícola para uma visita à Casa da Arquitectura e às exposições recentemente inauguradas.
Na iniciativa participaram ainda a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, bem como o presidente da Casa da Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca, e o diretor executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.
Recorde-se que Paulo Mendes da Rocha recebeu, em 2016, o Leão de Ouro de carreira da Bienal de Arquitetura de Veneza e é um dos grandes doadores do acervo da Casa da Arquitectura.
Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doou o projeto original do Museu dos Coches à Casa da Arquitectura, sendo um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira – um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.
Recorde-se também que, inserida na programação associada à inauguração da exposição “Infinito Vão – 90 anos de arquitetura brasileira”, uma mostra da coleção Brasil patente na Casa da Arquitectura (CA) até abril de 2019, foi inaugurada, momentos antes, a exposição “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha”.
Esta exposição, de entrada livre, aborda o sentido de habitar de Paulo Mendes da Rocha através de uma parte menos conhecida da sua obra, as habitações unifamiliares, e ficará patente na CA até ao dia 10 de fevereiro de 2019.
Com curadoria de Nuno Sampaio, diretor executivo da CA, “Duas Casas” oferece a possibilidade de visitar dois projetos singulares no acervo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha que, na lógica transatlântica desta programação, se situam em Portugal e no Brasil.
As duas casas unifamiliares – a Casa Gerassi em São Paulo e a Casa Quelhas, em Lisboa, desenhada em coautoria com Inês Lobo – apresentam-se ao público a partir de três abordagens visuais: as maquetes de cada uma, mandadas fazer expressamente para a mostra; as fotos de Leonardo Finotti e o registo audiovisual quer da construção das habitações, quer dos seus interiores.
Desenhadas e construídas com 30 anos de intervalo entre si, as “Duas Casas” de Paulo Mendes da Rocha são um convite a visitar o círculo habitualmente reservado das habitações familiares e a conhecer o modo como o arquiteto brasileiro “valoriza o encontro, a partilha e a socialização da família”, conforme escreve o curador Nuno Sampaio.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
