Instalação da IKEA em Matosinhos: requalificação urbanística.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, apresentou esta manhã as novas vias estruturantes e acessibilidades que irão nascer com a implantação da IKEA, em Matosinhos e que corresponderá ao nascimento de uma nova e importante centralidade.
A implantação da IKEA em Matosinhos é um investimento importante para a economia nacional e para o reforço da Área Metropolitana do Porto no eixo do Noroeste Peninsular. De facto, esta localização vai servir não só uma parte do norte do nosso país, mas também os nossos vizinhos da Galiza.
Por isso, também para Matosinhos, este investimento será uma alavanca de desenvolvimento económico, social e turístico e mais uma centralidade que impulsionará a economia local, contribuindo para diminuir o desemprego em Matosinhos, com repercussões de ordem social evidentes.
Ao situar-se em Matosinhos, a segunda loja da IKEA em Portugal constitui uma resposta evidente à dinâmica gerada pelos órgãos da autarquia e será um factor determinante para aumentar a saúde económica de Matosinhos.
O projecto da IKEA, à margem do IC1/A28 em Matosinhos, terá uma superfície de 34.000 m2 e resultará de um investimento de 60 Milhões de Euros ao abrigo do protocolo assinado em Abril de 2005, entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a empresa sueca de mobiliário.