
Especialistas debatem soluções sustentáveis para os problemas das cidades
O Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, e a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, encerraram ontem as sextas Conferências do P3DT (Políticas Públicas, Planeamento e Desenvolvimento Territorial).
Presente esteve também a Vereadora do Ambiente e Transição Energética da autarquia de Matosinhos, Manuela Álvares.
A Presidente da Câmara, na sua intervenção, salientou que o planeamento territorial “não é uma área de gestão como as outras”, pois tem “repercussões no futuro, a médio e a longo prazo”. “As decisões que tomamos num determinado momento têm impacto na vida das futuras gerações, daí que tenham de ser ponderadas e refletidas”, explicou Luísa Salgueiro.
Por sua vez, o Secretário de Estado do Ambiente e da Energia adiantou que as cidades são responsáveis por 65% da energia consumida no mundo e representam mais de 70% das emissões de carbono. João Galamba considera, por isso, que as “cidades devem ser agentes ativos” no processo de descarbonização e no cumprimento dos objetivos de neutralidade carbónica, desafios cuja respostas passam pelas energias renováveis, eficiência energética, mobilidade e gestão de resíduos. “As cidades têm de liderar ativamente esse processo”, afirmou, sublinhando o exemplo de Matosinhos e a participação do município em projetos como o Living Lab e a plataforma AYR.
Ao longo de dois dias, geógrafos, empresários, urbanistas e académicos debateram, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da temática “Cidade Descarbonizada”, políticas públicas, planos e projetos capazes de dar soluções mais sustentáveis aos problemas que surgem nas cidades de maior densidade populacional.
No segundo e último dia do evento, destaque para as conferências sobre descarbonização, governança e urbanismo, protagonizadas pelos professores Oriol Nel’lo i Colom (Universidade de Barcelona) e Rubén C. Lois González (Universidade de Santiago de Compostela).
Fernando Nunes da Silva (Instituto Superior Técnico- Universidade de Lisboa), José A. Rio Fernandes (Universidade do Porto/ Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território), Paulo Pinho (Universidade do Porto), Francisco Rocha Antunes (ULI Portugal), Francisco Duarte (PAVNEXT), Nuno Oliveira (FAPAS), Nuno Grande (Pedra Líquida), Fernanda do Carmo (Direção Geral do Território), Pedro Chamusca (Associação Portuguesa de Geógrafos/ Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho), e Jorge Carvalho (UEst) foram os restantes oradores convidados neste segundo dia das conferências.
