Mais um espetáculo do FITEI para ver hoje e amanhã no Teatro Municipal de Matosinhos
“Condomínio” é mais um espetáculo do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) em Matosinhos.
Com um elenco que integra moradores do Porto, "Condomínio", de Nuno Nunes, mostra hoje e amanhã, a partilha e diálogo entre cidadania e o sentido de pertença aos lugares, acessibilidade e questões sociais.
O espetáculo vai para a quarta edição, depois de antes ter trabalhado com outras comunidades.
A produção está ancorada em três personagens centrais, interpretadas por Nuno Nunes, Sofia Dias e Tiago Sarmento, criadores do projeto, em conjunto com um grupo de moradores do Porto que dão vida às personagens ao redor de temas quotidianos, dos mais simples aos mais complexos.
A aparente austeridade funcional, balofa e monótona, duma reunião de condomínio tolda uma variedade de acontecimentos e de revelações de natureza intrinsecamente teatral que este projeto propõe desmontar e expor. As consequências podem ser sérias e provocar o riso ou a lágrima, ou perturbar convicções mais ou menos enraizadas.
Recorde-se que a 46.ª edição do FITEI, dedicada ao tema “Trauma e Bravura”, decorre até 21 de maio e apresenta 14 espetáculos do espaço ibero-americano entre estreias mundiais, nacionais e coproduções, nas cidades de Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
DURAÇÃO
105 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/12
FICHA ARTÍSTICA
Criação e interpretação - Nuno Nunes, Sofia Dias e Tiago Sarmento
Dramaturgia e encenação - Nuno Nunes
Execução de cenografia e figurinos - Ana Limpinho
Arranjos musicais - Alexandre Bernardo
Fotografias de cena - Vitorino Coragem, Rosa Reis
Registos vídeo - Frandu Almeida (Bodhgaya Films), Pedro Dias
Ass. cenografia (Malaposta) - Hugo Limpinho
Assistência de Produção - Diana Almeida
Produção - Propositário Azul
ESTACIONAMENTO
A aquisição de um bilhete para um espetáculo no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery permite o estacionamento no Parque de Estacionamento da Docapesca, mediante o pagamento de 1 euro