
O Centro Hípico do Porto e Matosinhos acolheu de 9 a 11 de Maio o Concurso Internacional Senhor de Matosinhos, concurso hípico de saltos com prize Money de 32 mil euros.
Cerca de 38 cavaleiros e 65 cavalos, em representação de sete países, participaram neste concurso internacional de duas estrelas que teve como vencedor do Grande Prémio o belga Michel Blaton, com Kalimera du Boischaut. Em segundo lugar ficou o português António Vozone, com Caro S, seguido da francesa Estelle Tordjman, com Krack d'Archonfosse. O Pequeno Grande Prémio teve como vencedor Francisco Moura, seguido de Miguel Bravo e do belga Michel Blaton.
Paralelamente, realizou-se uma cerimónia de atribuição a título póstumo da Medalha de Valor Desportivo Dourada da Câmara Municipal de Matosinhos a Francisco Lobo Guedes. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, entregou a medalha à viúva do antigo cavaleiro e dirigente desportivo, Isabel Henry Logo Guedes.
Ao longo de quase 98 anos de existência do Centro Hípico do Porto e Matosinhos tem perpassado pelo centro hípico um vasto conjunto de pessoas que, pela sua nobreza e dedicação, ajudaram a construir um dos centros hípicos mais representativos do nosso País.
De entre essas personalidades, Francisco Lobo Guedes fez-se destacar, primeiramente como uma das mais marcantes figuras equestres portuguesas e, depois, na qualidade de dirigente desportivo.
Como momento mais alto da sua carreira de cavaleiro destaca-se a conquista, numa só época, dos Grandes Prémios de Lisboa, Vigo, San Sebastian, Madrid e Barcelona, honrando assim de forma bem elevada o nome do Clube, do Concelho de Matosinhos e do País.
Em 1995, como seleccionador nacional, Francisco Lobo Guedes conseguiu que a Equipa Nacional ganhasse a Taça das Nações em Lisboa.
Como Dirigente Desportivo, Francisco Lobo Guedes desempenhou durante 4 anos o cargo de Presidente de Direcção do Centro Hípico de Porto e Matosinhos acrescentando-se, ainda, uma década no exercício de outros cargos directivos onde procurou, através do seu dinamismo, dedicação e competência, manter bem vivo o Projecto de criação dos Fundadores do Clube.
Francisco Lobo Guedes foi, sem dúvida, uma personalidade que prestigiou de forma indelével o Centro Hípico do Porto e Matosinhos e o Concelho de Matosinhos, sendo agora homenageado pela Câmara Municipal de Matosinhos com a atribuição a título póstumo da Medalha de Valor Desportivo Dourada.