Today's European – American Big Band Writing - Jazz Composers Forum.
A noite de 19, sexta-feira, foi dedicada a Julian Arguelles. No sábado, 20, foi a vez de de Ohad Talmor. No âmbito do JAZZ COMPOSERS FORUM Today's European - American Big Band Writing, a Orquestra Jazz de Matosinhos está a presentear o público com um conjunto de oito concertos, quatro “rounds” musicais, juntando compositores europeus a compositores norte-americanos e traçando um retrato da mais interessante escrita para Big Band da actualidade.
Os primeiros espectáculos que marcaram o regresso da Orquestra de Jazz de Matosinhos ao Cine-teatro Constantino Nery decorreram no passado fim de semana. Para quem não teve a oportunidade de assistir, saiba que ainda o poderá fazer nos dias 26 e 27 de abril, e ouvirá música de Florian Ross e Guillermo Klein. O preço dos bilhetes é de 12,50 euros e os espetáculos são às 22 horas.
A 12, 13, 17 e 21 de julho, a Orquestra voltará ao palco do Nery com música de Pierre Bertrand, Steve Bernstein, Frank Vaganée e Darcy James Argue.
Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do atual jazz português. Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes e constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a orquestra desenvolve hoje uma linha de orientação que privilegia, por um lado, a criação de um repertório próprio e, por outro lado, a organização de projetos específicos para os quais vem convidando solistas e maestros de relevo internacional.