
Sons Reggae para milhares de pessoas
Milhares de pessoas deslocaram-se ontem, 17 de maio, a Matosinhos para ouvir Richie Campbell, naquele que foi o primeiro grande momento musical do cartaz das Festas do Senhor de Matosinhos.
E o Jardim da Biblioteca Municipal Florbela Espanca foi pequeno para acolher tanta gente. Richie Campbell, que foi recebido pelo Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, proporcionou a todos os presentes mais um grande concerto onde foi possível ouvir alguns dos seus maiores êxitos.
Recorde-se que Richie Campbell é um cantor português de música Reggae.
Reconhecido como o primeiro fenómeno da Internet a nível nacional, fez história quando, em 2011, se tornou o primeiro artista em Portugal a esgotar uma sala da dimensão do Campo Pequeno sem editora.
O primeiro álbum de originais do artista foi lançado em 2012. “Focused” foi gravado na Alemanha e conta com um leque de colaborações jamaicanas de peso, como a cantora Ikaya, Anthony B ou Turbulence. É também neste álbum que figura o hit “That’s How We Roll”, nomeado para um Globo de Ouro em 2013.
Em maio de 2015, Richie Campbell foi o primeiro artista nacional a lançar um álbum sem aviso prévio. “In The 876” foi produzido pelo jamaicano Niko Browne e gravado entre Kingston, Jamaica e Lisboa. O álbum foi n.º 1 do top do digital em apenas 2 horas.
O lançamento surpresa foi um inédito em Portugal e deu o mote para um ano imparável de Richie Campbell. A tour “In The 876”, feita juntamente com a 911 Band, decorreu entre 2015 e 2016 e passou por países como Alemanha, Polónia, Inglaterra, França, Suíça, Suécia, Itália, Austria, Luxemburgo e ainda pela Jamaica e Barbados.
Paralelamente à In 876 Tour, 2016 marcou um ano de reinvenção da música de Richie Campbell, no qual se destaca a colaboração inesperada com Nelson Freitas no tema “Break of Dawn”, que foi o vídeo de música mais visto do ano em Portugal e conta com mais de 20 milhões de visualizações; a remistura do hit “Work”, de Rihanna; e o aclamado “Do You No Wrong”, produzido por Lhast, ao qual foi atribuído single de platina.
Em 2017, Richie regressou à estrada e teve um ano marcado pelo lançamento de novas músicas e pelo regresso às sonoridades R&B e Dancehall que marcaram o início da sua carreira.
A mistura do dancehall jamaicano com o R&B caracterizam o momento atual do artista, que depois de “Focused” e “In the 876” voltou às sonoridades da sua primeira mixtape, “My Path”. Foi esta “vibe” que o artista lisboeta veio transmitir em pleno palco para todos os seus fãs no concerto de ontem inserido nas programação das Festas do Senhor de Matosinhos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
