A Câmara Municipal do Porto, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Experimenta lamentam, com profundo pesar, o falecimento do vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Paulo Cunha e Silva. Aos familiares e amigos apresentam-se, pois, as mais sinceras condolências.
Paulo Cunha e Silva marcou, com o seu entusiasmo e inteligência, a vida pública e a política cultural da região e do país, com ampla projeção internacional. Uma cidade líquida, resiliente e feliz foi sendo concretizada nos últimos 26 meses e o seu impacto permanecerá. Paulo Cunha e Silva marcou também, ao longo de muitos anos dedicados à cultura e ao ensino, todo o panorama nacional, sendo um dos seu mais ilustres representantes.
Até ao dia de ontem esteve sempre fortemente envolvido na idealização, concretização e sucesso da EXD’15, edição na qual Porto e Matosinhos são pela primeira vez importantes parceiros, colaboração para a qual contribuiu de forma definitiva.
Conjuntamente, as três instituições entendem que a mais coerente homenagem que pode ser prestada a Paulo Cunha e Silva é manter as inaugurações das exposições programadas para amanhã, quinta-feira, 12 de novembro, e que marcam o início a bienal EXD’15. As exéquias fúnebres do vereador obrigam, porém, a uma ligeira alteração dos horários anunciados. Assim, a exposição Desejo, Tensão, Transição será inaugurada na Galeria Nave da Câmara Municipal de Matosinhos pelas 17h30, enquanto a abertura da exposição As Far As The Mind Can See, no Palácio dos Correios, Porto, se manterá às 19 horas.
Matosinhos, paços do concelho, 11 de novembro de 2015