Na sequência de várias afirmações públicas produzidas a propósito de trágico acidente ocorrido na passada segunda-feira, em São Mamede Infesta, a Câmara Municipal de Matosinhos entende ser oportuno esclarecer que a empreitada a decorrer no local do acidente, e que só hoje ficou concluída, se encontrava devidamente sinalizada, existindo elementos de sinalização vertical indicando não só a presença das passadeiras sobrelevadas, mas também um limite de velocidade adequado. As referidas obras decorriam desde o dia 17 de Janeiro.
As passadeiras sobrelevadas colocadas na Rua 5 de Outubro e na Rua da Estação cumprem as determinações regulamentares do IMT - Instituto da Mobilidade e Transportes e as recomendações da PRP - Prevenção Rodoviária Portuguesa, no que respeita às suas dimensões, inclinações, altura e pormenores de execução, garantindo a segurança necessária ao atravessamento de peões em zonas com risco significativo e à passagem em segurança das viaturas ligeiras ou pesadas, desde que à velocidade adequada.
Soluções semelhantes de passadeiras ou cruzamentos sobrelevados foram implementadas com êxito na redução da velocidade, do risco e da sinistralidade na zona sul da Rua Brito Capelo (em 2015), na Av. Serpa Pinto, em Matosinhos (em 2016), em frente à Escola da Agudela, em Lavra (em 2017), e junto à Escola Irmãos Passos, em Guifões (em 2017), entre outros locais.
Lamentando profundamente a perda de vidas, naquele como noutros acidentes, a Câmara Municipal de Matosinhos recorda ainda que aquela zona de São Mamede Infesta foi palco de 27 sinistros rodoviários nos últimos nove anos, sempre relacionados com casos de excesso de velocidade.
A empreitada hoje concluída destina-se precisamente a instalar um conjunto de passadeiras de peões sobrelevadas que contribuam para reduzir a velocidade da circulação automóvel e, consequentemente, o número de acidentes e de queixas relacionadas com esta infração.
A Câmara Municipal de Matosinhos acredita ainda que a investigação em curso por parte das autoridades competentes permitirá estabelecer cabalmente as causas do trágico acidente desta semana.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
