A Câmara Municipal de Matosinhos, o Instituto da Construção e a Matosinhos Habit concluíram ontem a primeira fase da vistoria técnica à Urbanização Ponte da Pedra, na Rua Godinho de Faria, Leça do Balio, afetada pelo incêndio ocorrido nos dias 5 e 6 de junho num estabelecimento comercial ali localizado. Após os primeiros resultados deste procedimento, foi hoje comunicado à administração do condomínio do imóvel que os moradores de nove das 43 habitações, correspondentes à entrada 1315, vão poder regressar às suas habitações nos próximos dias, assim que esteja reposto o abastecimento de água, eletricidade e gás.
A vistoria vai prosseguir nos próximos dias na zona do edifício mais afetada pelas chamas e pelas altas temperaturas provocadas pelo incêndio, sendo já certo que as restantes 34 habitações vão continuar interditas por motivos de segurança. A avaliação estrutural em curso, que recorreu a testes de esforço e à avaliação radiológica dos pilares e das vigas, demonstrou que existem danos graves na estrutura do resto do edifício, provocados pelas altas temperaturas a que o imóvel esteve exposto. Embora a peritagem não esteja ainda terminada, foi já concluído que será necessário proceder a obras de consolidação estrutural para que venha a ser possível o regresso dos restantes moradores às suas habitações.
A avaliação estrutural em curso, refira-se, está a recorrer, para além dos métodos tradicionais, a uma nova tecnologia de Laser Scanning, disponibilizada pela Leica Geosystems, a qual permite a avaliação tridimensional de estruturas através da análise radiométrica. Trata-se de uma técnica de medição muito rápida, precisa, fiável e não invasiva. Esta tecnologia permite analisar detalhadamente a deformação estrutural, garantindo uma sólida e fiável base de trabalho para as intervenções corretivas a efetuar posteriormente.
Matosinhos, paços do concelho, 30 de junho de 2017