O Porto Canal transmitiu várias vezes durante a passada semana uma peça jornalística de enquadramento do debate autárquico transmitido na noite de sexta-feira, a qual, por incluir dados errados sobre a situação financeira da Câmara Municipal de Matosinhos, se impõe corrigir.
Assim, não é verdade que, conforme era referido naquele trabalho, a Câmara Municipal de Matosinhos apresentasse um saldo negativo de quatro milhões de euros no final de 2016. O erro, que resultou da consulta de um gráfico do site Pordata, podia ter sido facilmente corrigido, já que a informação integral está disponível naquele mesmo site (ver imagens abaixo), indicando claramente que a Câmara Municipal de Matosinhos obteve uma receita total de 121,740 milhões de euros e uma despesa total de 111,326 milhões de euros. Daqui resulta um saldo positivo de mais de dez milhões de euros.
A Câmara Municipal de Matosinhos lamenta, por isso, o erro factual daquele trabalho do Porto Canal e lamenta ainda mais o facto de o mesmo não ter sido corrigido em tempo útil, apesar de a Câmara Municipal de Matosinhos ter alertado o canal para o lapso em que a peça incorria, tendo também fornecido os elementos corretos. A autarquia enviou já, por isso, um pedido formal de correção àquele órgão de comunicação social, ao abrigo da lei de Imprensa.
A Câmara Municipal de Matosinhos lamenta ainda que aquele trabalho jornalístico tenha posto em causa a sua imagem pública, que nenhuma correção posterior é capaz de reparar convenientemente.