
Medidas de apoio ao setor do comércio de serviços apresentadas hoje no Mercado Municipal de Matosinhos
A Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços foi apresentada hoje, durante a manhã, em Matosinhos, pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e que decorreu no Mercado Municipal.
A sessão de abertura ficou a cargo da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro que mostrou satisfação por receber no concelho e, em particular, no Mercado Municipal de Matosinhos, esta sessão de incentivo ao comércio e serviços: “Este Mercado representa o Matosinhos que estamos a promover, baseado nas suas tradições e sustentado na sua identidade ligada às pescas, ao peixe, ao marisco e à indústria conserveira, mas acrescentando áreas de atividade económica menos tradicionais e mais inovadoras, como o design e a arquitetura. É aqui no Mercado de Matosinhos que podemos encontrar, por exemplo, uma Incubadora de Design, um projeto promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos”.
“O setor do comércio e serviços é decisivo na nossa afirmação e para o desenvolvimento do município” prosseguiu Luísa Salgueiro referindo-se neste contexto à aposta da autarquia na promoção de projetos ligados a esta área e de que são exemplo as lojas com história, os concursos de montras, a transição digital com o market place, o programa Matosinhos Presente e, mais recentemente a candidatura ao programa Bairros Digitais, “uma medida inserida na Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços que será mais à frente apresentada” e que será mais uma ferramenta que permitirá à autarquia apoiar os comerciantes na transição digital dos seus negócios.
Depois das palavras de Luísa Salgueiro, a cerimónia prosseguiu com as intervenções do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), António Cunha, do secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes.
Coube a Nuno Fazenda, secretário do estado do Turismo, Comércio e Serviços, a apresentação da Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços, um projeto que “cumpre o programa do governo e a medida do acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade, dando resposta às necessidades e tendências do setor”.
Durante a sessão, foram apresentados os eixos prioritários e as medidas concretas desta Agenda, mas também a responsabilidade de execução, as metas e montantes e fontes de financiamento, o calendário de execução e a forma de acompanhamento e avaliação das medidas.
Promover a inovação, a digitalização e a sustentabilidade do Comércio e dos Serviços, requalificar e modernizar o comércio de proximidade, aumentar o conhecimento no Comércio e Serviços, Reforçar as Qualificações no Comércio e Serviços e promover o Comércio e os Serviços são os eixos estratégicos desta agenda para a competitividade. Para além dos cinco eixos estratégicos, foram ainda avançados 1 eixo estratégico transversal, 20 medidas, num total de 402 milhões de euros de investimento no setor.
O encerramento da sessão esteve a cargo do Ministro da Economia e do Mar. “Esta agenda para a competitividade é uma grande janela de oportunidade para o setor do comércio e serviços”, frisou António Costa e Silva.
A iniciativa prosseguiu depois com a visita à Incubadora do Mercado de Matosinhos, aos espaços Pão da Terra, Casa Angola, Maria Pitanga, Hotel Porto Mar e ESAD IDEA.


















