Exposição assinala os 250 anos da Imprensa Nacional
“Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional” é a mais recente exposição apresentada pela Casa do Design, em Matosinhos.
Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela esad—idea, Investigação em Design e Arte e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, no âmbito da comemoração do 250º aniversário da Imprensa Nacional, a exposição dá a conhecer os principais processos, técnicas e tecnologias de artes gráficas utilizadas na produção do livro, nas perspetivas Papel, Tipo, Tipografia, Calcografia, Serigrafia, Litografia e Encadernação.
Com curadoria de Rúben Dias, tipógrafo, designer de tipos e docente na ESAD, e de Sofia Meira, designer gráfica e responsável pela Oficina de Tipografia da ESAD, a mostra reúne instrumentos, máquinas, tecnologias e artefactos que ilustram a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia à atualidade.
Existe ainda uma Oficina, onde decorrerá paralelamente à exposição, um conjunto de workshops/ conversas dedicadas a técnicas como fabrico de papel, litografia, serigrafia, encadernação, xilogravura, gravura em chapa, desenho de tipos de letras, tipografia com carateres móveis, entre outras.
A exposição foi inaugurada hoje pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Luísa Salgueiro elogiou a forma como a exposição dá a conhecer “o trabalho por detrás de um livro antes do prazer que nos proporciona quando o estamos a ler”.
Gonçalo Caseiro, presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional- Casa da Moeda, afirmou ser “uma honra o nosso acervo estar ao vosso cuidado para fazer esta exposição”. “Esta instituição faz parte de todos nós, seja no cartão do cidadão, nas moedas que trazemos ou no passaporte eletrónico. Tem uma história enorme na arte e técnica de produção de livros, mas soube adaptar-se aos tempos modernos”, salientou.
Já Duarte Azinheira, Diretor da Unidade de Publicações da Imprensa Nacional- Casa da Moeda, sublinhou a atividade editorial de serviço público da instituição, com o intuito de salvaguarda de património como as obras de Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa ou de Almeida Garrett.
Marcaram também presença na cerimónia de inauguração da exposição o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
A exposição pode ser visitada até 3 de novembro, no seguinte horário: segunda a sexta, 09h00-12h30; 14h00-17h30; Sábado, 15h00-18h00. A entrada é livre.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
