Reunião com representantes de França, Dinamarca, Hungria, Reino Unido, Alemanha e Suécia.
Matosinhos acolheu hoje, dia 1 de fevereiro, mais uma reunião do Comité Executivo da Rede Europeia de Escolas de Segunda Oportunidade, centrada na troca de experiências e na partilha em torno do movimento europeu da educação da segunda oportunidade.
Organizado pela Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos e pela Câmara Municipal, o encontro, nos Paços do Concelho, contou com a presença de representantes do sector da educação de países como França, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Hungria e Suécia.
O Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, defendeu, na sessão de abertura, a importância das escolas de segunda oportunidade no combate à exclusão e na diminuição do sentimento de insegurança na sociedade.
Com base na sua experiência enquanto Presidente do Fórum Europeu de Segurança Urbana, o autarca entende que a política de prevenção da criminalidade “é sete vezes mais barata que a política de repressão”. “Mas, em tempo há sempre quem aposte no contrário”, frisou.
O Dr. Guilherme Pinto considerou um “sucesso” os casos de inserção de jovens que frequentaram escolas de 2.ª oportunidade na Europa e, como tal, defende a necessidade de manter essa experiência de reinserção.
No caso específico de Matosinhos, cerca de 80 alunos do Grande Porto frequentam a Escola de Segunda Oportunidade. Para o edil, “a reinserção destes cidadãos é essencial até para a manutenção da paz cívica entre todos e para a diminuição de sentimentos de insegurança das pessoas”, reconhecendo que, “de outra forma, os jovens seriam condenados à exclusão”.