Inserido na programação das Festas do Senhor de Matosinhos, no sábado, dia 31 de maio, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, mais uma vez, palco das Comemorações do Dia Nacional do Pescador, numa cerimónia emotiva, com música, poesia e homenagens, que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e com o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, um dos principais impulsionadores para que esta comemoração se realize todos os anos nos Paços do Concelho e em estreita colaboração com o Núcleo dos Amigos dos Pescadores de Matosinhos – NAPESMATE.
A sessão foi aberta pelo Presidente da NAPESMATE, Manuel Calisto, que agradeceu à Autarquia o apoio prestado para que esta celebração se realize todos os anos, transformando este dia num momento de encontro, convívio e também de homenagem a todos os homens do mar. O Presidente da Câmara, por sua vez, fez questão de salientar que “é fundamental apoiar e acarinhar uma comunidade que tanto fez pelo concelho e que o caracteriza e distingue dos demais exactamente por isso”.
Recordou ainda que estamos em plenas festas do Senhor de Matosinhos, uma romaria estreitamente ligada às gentes do mar. Armadores e pescadores pagavam um tributo ao Senhor de Matosinhos para que homens e embarcações regressassem sãos e salvos do mar. Já desde o século XIV que, à Imagem do Senhor de Matosinhos, é atribuído um poder miraculoso de serenar as tempestades, cheias ou pestes.
A importância desta devoção para a comunidade piscatória levou a Câmara Municipal e a ANCIMA- Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos a incluírem, no seu programa das Festas do Senhor de Matosinhos, as comemorações do Dia Nacional do Pescador, em colaboração com o NAPESMATE- Núcleo dos Amigos dos Pescadores de Matosinhos.
Numa sessão que contou ainda com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Dra. Leonor Fonseca, foi possível assistir à palestra de Manuela Alegre sobre as gentes do mar, nomeadamente, sobre a família MARAGE que se mudou para Matosinhos em 1840.
Os momentos mais emotivos da manhã foram no momentos da homenagem a título póstumo a Manuel Cunha Folha e ainda a Delfim Nora.
O grupo de Cavaquinhos do NAPESMATE encerrou a sessão. Seguiu-se uma romagem ao Cemitério Municipal de Sendim para colocação de duas coroas no jazigo dos pescadores e no mural e uma confraternização nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Leixões.