Em Matosinhos, esta é uma data particularmente especial por se tratar de um concelho virado para o mar e com uma grande comunidade piscatória.
Hoje, 31 de Maio, assinala-se o Dia Nacional do Pescador. Em Matosinhos, esta é uma data particularmente especial por se tratar de um concelho virado para o mar e com uma grande comunidade piscatória. Estando estas comemorações inseridas no Programa das Festas do Senhor de Matosinhos, o momento tornou-se ainda mais significativo para todos aqueles que marcaram presença, pelas 10.30 horas, na cerimónia de abertura da efeméride que se realizou junto ao Monumento ao Pescador, no Bairro dos Pescadores, e que contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira, e do Vereador Fernando Rocha.
Seguiu-se uma palestra de Manuel Alegre Silva sobre o tema “Encontro Parental de Famílias de Pescadores”, no Auditório do NAPESMAT (Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos).
Constituído em 9 de janeiro de 2004, o NAPESMAT centra a sua atividade na investigação e divulgação da memória histórica da pesca em Matosinhos, através da realização de ações de intercâmbio e convívio entre as comunidades piscatórias do litoral norte, da Comemoração do Dia do Pescador, da edição regular do Boletim “A Maré”, de exposições alusivas ao trabalho do mar, entre outras.
O Dia Nacional do Pescador, instituído no ano de 1997 por decreto governamental, comemora-se todos os anos no dia 31 de maio sendo uma data particularmente sentida e vivenciada pela comunidade matosinhense.