No dia 2 de Abril celebrou-se o Dia Internacional do Livro Infantil. A Câmara Municipal de Matosinhos organizou um conjunto de actividades na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, destacando-se a apresentação de um projecto pioneiro a nível nacional – o Catálogo do Pequeno Utilizador.
No dia 2 de Abril celebrou-se o Dia Internacional do Livro Infantil. A Câmara Municipal não pode deixar de participar na comemoração desta efeméride tão importante que contou com a presença de centenas de crianças ao longo do dia.
Deste modo, realizou-se um conjunto de actividades na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, destacando-se a apresentação de um projecto pioneiro a nível nacional – o Catálogo do Pequeno Utilizador que, contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha e do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.
Este Catálogo do Pequeno Utilizador é um projecto único e pioneiro a nível nacional que resultou da vontade de facilitar aos mais novos um acesso simples, e de forma atractiva, intuitiva e funcional, ao acervo bibliográfico da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, designadamente às colecções infanto-juvenis. Através de um simples clik numa imagem, que indica um determinado tema ou assunto, o pequeno utilizador terá aceso a uma base de dados com todas as obras disponíveis na área que escolheu pesquisar. Trata-se por isso de um catálogo com uma estrutura iconográfica representativa dos vários assuntos e conhecimento humano. Pelas 10h, realizou-se no espaço infantil da Biblioteca, um encontro com a escritora de literatura infantil Filipa Aranda e a apresentação da obra “Estrela-do-mar e a folha caída”.
De seguida, pelas 11.00h, entrou em cena no auditório da biblioteca o Teatro – “Surpresa” – um teatro de marionetas pela companhia Beto Hinça. Tratou-se de um espectáculo onde a partir de pequenas caixas surgem pequenos contos.
À tarde, pelas 15h, também no auditório, teve lugar um conto musicado – “O traje novo do Rei”, de Hans Christien Andersen, pela Escola de Música Óscar da Silva. A escolha deste conto não foi aleatória na medida em que no dia 2 de Abril se comemora, juntamente com o dia Internacional do Livro Infantil, o nascimento do autor, figura exemplar no universo da literatura infanto-juvenil.
A finalizar, pelas 16:00h, no espaço infantil da biblioteca, realizou-se a “Hora do conto” com o conto “Dez dedos de conversa” de António Torrado. Este conto foi narrado por crianças a outras crianças e contou com a participação de alunos do 4º Ano da E/B1 de Augusto Gomes.