18.11.11
Provedor Metropolitano faz um balanço positivo do caminho percorrido.
“Matosinhos hasteia, há já muitos anos, a bandeira da solidariedade. É nosso desejo tornar Matosinhos uma cidade inclusiva. Aliás, não deve haver outro concelho no País que tenha tantos equipamentos em construção na área da deficiência”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, referindo-se aos investimentos em curso na Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Mental (ALADI), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE), no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu hoje, dia 18 de Novembro, a sessão da Abertura Oficial das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data é assinalada desde 3 de Dezembro de 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Além do Presidente da Câmara Municipal, na cerimónia marcou presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira.
A Câmara Municipal de Matosinhos foi, este ano, a anfitriã dos 15 municípios da Área Metropolitana do Porto que trabalham em conjunto a problemática da deficiência. Os objectivos são a sensibilização da população para a problemática da deficiência, a erradicação da discriminação, promovendo a Igualdade de Direitos e de deveres das pessoas com deficiência, assim como a sua inclusão, a promoção dos direitos e deveres das pessoas com deficiência, a consciencialização da população em geral sobre os benefícios da integração das pessoas com deficiência, e a promoção da igualdade.
O Provedor Metropolitano do Cidadão com Deficiência. Dr. João Cottrim Oliveira, salientou que a “ideia é que, hoje, seja o primeiro dia de algo que fique como uma tradição muito grande”. “Queremos mostrar a realidade que temos hoje. As pessoas queixam-se de que as coisas estão más. Claramente que estão más, mas o caminho percorrido é positivo. É por isso que estamos aqui”, disse o Provedor Metropolitano do Cidadão com Deficiência.
Utentes de algumas instituições de municípios da Área Metropolitana do Porto, como S. João da Madeira, Vila de Conde, Póvoa do Varzim, Santo Tirso, Maia e Matosinhos, apresentaram actuações nas áreas da dança, teatro, música e moda.
Paralelamente, no átrio da Câmara Municipal, estiveram expostos trabalhos, materiais e produtos realizados pelas diversas instituições da área da Deficiência. Matosinhos fez-se representar pelas instituições da Deficiência do Concelho, nomeadamente: Associação de Asperger, APPACDM, AAJUDE, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, ALADI e Lúpus.
Conteúdo atualizado em18 de novembro de 2011às 17:28
