Integradas na temporada de 2010 da “Música Clássica em Matosinhos”, tiveram início no dia 1 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as comemorações do bicentenário de Fréderic Chopin (1810-1849) e Robert Schumann (1810-1856), com um concerto a cargo de Jorge Moyano.
Integradas na temporada de 2010 da “Música Clássica em Matosinhos”, tiveram início ontem, dia 1 de Março, pelas 21.30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as comemorações do bicentenário de Fréderic Chopin (1810-1849) e Robert Schumann (1810-1856), com um concerto a cargo de Jorge Moyano.
Jorge Moyano, nascido em 1951, concluiu em 1968 o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Posteriormente fez cursos de aperfeiçoamento com vários mestres, entre os quais Helena Moreira de Sá e Costa e Karl Engel. Docente na Escola Superior de Música de Lisboa e detentor de vários prémios nacionais, Jorge Moyano tem desenvolvido também uma intensa carreira como concertista, tendo participado em concertos da Fundação Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Festival de Sintra, Macau, e Galiza, entre outros, ao lado de orquestras como a da Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, ou a Sinfónica de Tóquio. Editou um CD com obras de Scumann.
Nesta primeira apresentação foram tocadas exclusivamente obras de Chopin, nomeadamente oito Nocturnos e quatro Baladas. Este ciclo prosseguirá nos próximos dias 25 de Março (nos Paços do Concelho), e 13 de Maio e 18 de Junho (no Cine Teatro Municipal Constantino Nery).
Entretanto, e em resultado de uma candidatura apresentada e aprovada no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), que reuniu como parceiros o Cine-Teatro Municipal Constantino Nery, a Companhia de Teatro de Almada, o Teatro Circo de Braga, a Câmara Municipal de Olhão, e o Teatro Municipal de Aveiro, e procurando ainda assinalar os bicentenários de Chopin e Schumann, serão também realizados, ao longo do primeiro semestre do ano, um recital de piano por António Maria Cartaxo, com obras daqueles compositores, um concerto de Música de Câmara pelo Quarteto com Piano de Moscovo, e um ciclo de palestras de António Cartaxo ilustradas com música. Particular destaque merecerá um Concerto pela Orquestra Divino Suspiro que executará obras de Schumann e Chopin utilizando instrumentos antigos. Para tal serão contratados vários intérpretes vindos do estrangeiro.