Concerto de música clássica no Cineteatro Constantino Nery.
As comemorações do 42º aniversário da Revolução do 25 de Abril em Matosinhos iniciaram-se ontem à noite, com um concerto muito especial no Teatro Municipal de Matosinhos - Constantino Nery.
A mezzo-soprano Margarida Reis e o barítono Job Tomé, acompanhados pelo pianista Jaime Mota, abriram o ciclo de música clássica dedicado à voz, no âmbito do programa “Música em Matosinhos”.
O trio interpretou no palco a peça “Os frutos e os anjos, op.33”, de Nuno Corte-Real, e um conjunto de harmonizações para piano e voz de trovas e textos poéticos populares a que Fernando Lopes-Graça dedicou alguns anos da sua carreira.
Margarida Reis é um dos principais nomes nacionais da música erudita, da oratória à ópera. Do seu currículo consta a interpretação de obras como "As Bodas de Fígaro", de Mozart, "Stabat Mater", de Vivaldi, "La Traviata", de Verdi ou "Der Jasager", de Kurt Weill.
Já o cantor lírico Job Tomé fez parte dos cantores residentes do Estúdio de Ópera da Casa da Música e do Centre National d'Artistes Lyriques, em 2008, em Marselha, além de ter trabalhado com Peter Harrison.
O pianista Jaime Mota, formado no Conservatório de Música do Porto e docente na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), tem dedicado os últimos anos da carreira à música de câmara e acompanhamento. Atuou por toda a Europa, com as mais renomadas vozes do canto lírico, além de dezenas de grupos corais, líricos e de música de câmara.
As comemorações do 25 de Abril prosseguem hoje com a inauguração da “Broadway”, a nova via de ligação da Marginal de Matosinhos à Circunvalação.