Matosinhos iniciou a celebração do 34º Aniversário do Dia da Liberdade no dia 24 de Abril com o concerto musical de Filipa Pais. No dia 25 de Abril realizou-se a cerimónia de assinatura do protocolo de cedência da “Casa da Liberdade” à “Associação 25 de Abril”, ao Núcleo Norte da “Associação José Afonso”, à Amnistia Internacional e ao Núcleo do Porto “Não Apaguem a Memória”.
Matosinhos iniciou a celebração do 34º Aniversário do Dia da Liberdade no dia 24 de Abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho com o concerto musical de Filipa Pais.
Este espectáculo teve como base os discos da intérprete “L’Amar” e “A Porta do Mundo”, que reúnem canções de alguns dos mais representativos compositores da música popular (José Afonso, José Mário Branco, Rui Veloso e Vitorino) e música e canções lusófonas (Brasil, Cabo Verde).
No final do concerto, à meia-noite, assistiu-se ao tradicional espectáculo de pirotecnia no Jardim Basílio Teles.
No dia 25 de Abril, as cerimónias comemorativas principiaram com o hastear das bandeiras na Câmara Municipal de Matosinhos, seguindo-se a cerimónia de assinatura do protocolo de cedência da “Casa da Liberdade” à “Associação 25 de Abril”, ao Núcleo Norte da “Associação José Afonso”, à Amnistia Internacional e ao Núcleo do Porto “Não Apaguem a Memória”.
À noite, na Sala dos Espelhos do Palacete Visconde de Trevões (antiga Biblioteca Municipal Florbela Espanca), assistiu-se a mais uma peça de teatro do “Salve a Língua de Camões”. A peça intitulada “Inconformismo: As Estações da Vida”, da autoria de Espírito Santos da Silva (S. Vicente, Cabo Verde), teve direcção de leitura de William Gavião.