CEiiA acolhe “Energy BootCamp” que deu a conhecer os melhores projetos de sustentabilidade
No Dia da Energia, 350 alunos e professores de escolas básicas e secundárias de todo o país marcaram presença no CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto no evento “Energy BootCamp”, um evento organizado pela Fundação Galp e que representa o culminar de um trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.
O objetivo é incentivar as novas gerações a desenvolverem soluções tecnológicas que farão a diferença para uma sociedade mais sustentável e com energia mais eficiente.
À semelhança de anos anteriores a Fundação Galp promoveu este ano os projetos sociais educativos Missão UP, Power UP e Switch UP, que envolveram 1437 escolas.
Dos 150 projetos apresentados, foram selecionados 15 projetos - cinco de cada categoria.
No projeto Missão UP, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico tiveram de identificar um problema na escola, na família ou comunidade, relacionado com o consumo sustentável de recursos e apresentar uma solução.
O 1.º lugar foi para a EB de Águeda. Em segundo lugar, em ex-aequo, ficaram os projetos das EB da Amorosa (Leça da Palmeira, Matosinhos) e EB Santana das Gambas.
No projeto Power Up, os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico puderam apresentar projetos nas áreas do Desenvolvimento Sustentável e Transição Energética.
Em 1.º lugar ficou a International School of Palmela. Seguiu-se no 2.º lugar ficou a EB 2,3 Abel Salazar (Braga). Em 3.º lugar ficou a EB 2,3 da Galiza/ S. João do Estoril.
No projeto Switch Up, os alunos do ensino secundário (incluindo escolas profissionais) apresentaram soluções no âmbito do empreendedorismo social e na relação com o consumo sustentável de recursos. O 1.º lugar foi atribuído à ATEC - Academia de Formação de Palmela. Seguiu-se a Escola Secundária de Gondomar. O terceiro lugar foi para a Escola Secundária de Alcanena.
Os vencedores de cada categoria receberam hoje os prémios numa cerimónia que contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vereador da Educação e do Ambiente, António Correia Pinto, do CEO do CEiiA, Rui Felizardo, do CEO da Galp, Carlos Gomes da Silva, e do Delegado Regional de Educação da Região Norte, João Gonçalves.
Entre outros prémios, as escolas distinguidas foram contempladas com o financiamento para a implementação do seu projeto.
A Presidente da Autarquia de Matosinhos elogiou “o envolvimento” das comunidades educativas de todo o país e a influência dos jovens “junto dos mais velhos, das suas famílias” para “construírem um planeta diferente e mais sustentável”. “Matosinhos precisa de projetos como estes, de projetos realizáveis no dia-a-dia. Esta é uma forma fantástica de celebrar o Dia da Energia”, concluiu Luísa Salgueiro.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
