Não perca mais uma invasão das legiões romanas a Matosinhos. A entrada é grátis.
Matosinhos é terra de lendas e tradições que a autarquia insiste em manter vivas, celebrando-as sempre em festa. E porque as tradições que fazem parte da identidade da nossa comunidade não se devem perder nem quebrar, sobretudo depois do sucesso dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Matosinhos volta a organizar a recriação histórica da lenda de Cayo Carpo.
Assim, entre os dias 29 e 31 de maio, as legiões romanas passarão por Matosinhos e na Praia do Titã, local da Lenda de Cayo Carpo. Junto ao Senhor do Padrão, estará montada uma feira com as mais diversas atrações da época romana. Na Lenda de Cayo Carpo, serão encenados factos histórico-lendários que explicarão a associação da vieira aos Caminhos de Santiago bem como a origem do topónimo Matosinhos.
Segundo a lenda, Cayo Carpo, um senhor romano, pagão, casa-se com a gaiense Cláudia Lobo, na Praia de Matosinhos, onde se realiza a majestosa festa das bodas, com a participação de bailarinas e bailarinos de diferentes regiões do Império Romano, danças exóticas, largada de pombas brancas e muita música. Entretanto, no decorrer da festa, é avistada uma embarcação que leva o cavalo de Cayo Carpo a galopar pelo mar adentro. Já no fundo do mar, Cayo Carpo entra na nau que transporta o corpo do Apóstolo Santiago. Regressa ao areal da Praia de Matosinhos, mas com as vestes cobertas de vieiras. Emocionado com o sucedido, Cayo Carpo, assim como todos os pagãos presentes, logo quis ser batizado e converter-se ao cristianismo. E assim surge a ligação de Matosinhos à vieira, símbolo de Santiago de Compostela.