
Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram entregues diplomas e certificados referentes a diversos cursos de formação profissional com certificação escolar equivalente ao 6º, 9º e 12 º anos.
Master em Consultoria, Gestão e Auditoria de Formação Contínua e Ocupacional, Curso de Aperfeiçoamento, Planificação, Gestão e Avaliação da Oferta Formativa, Curso de Educação e Formação de Adultos, Curso de Educação e Formação de Jovens, e Sistemas de Aprendizagem em Alternância são as áreas nas quais os alunos obtiveram sucesso escolar.
Para o Presidente da Escola “Alternância”, Eng. Arménio Martinho, “a formação destes jovens nota-se pela diferença à entrada e à saída desta escola”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos destacou o brio profissional que os alunos devem ter quando têm uma “oportunidade como esta de ter uma educação”. “Quando nos aplicamos, como é o vosso caso, conseguimos atingir os nossos objectivos”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Estiveram ainda presentes na cerimónia o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, presidentes de juntas de freguesia, o Dr. Miguel Venâncio, representante do Instituto do Emprego e formação Profissional, a Directora Regional Adjunta da Educação do Norte, Dr.ª Ema Gonçalo, e o Presidente do Departamento de Didáctica e Organização Educativa da Universidade de Santiago de Compostela, Prof. Dr. Antonio Rial Sanchéz.
Além de um apoio financeiro, a Autarquia tem apoiado, de forma significativa, a “Alternância”, com a cedência de instalações na Rua de Timor, em Guifões. No protocolo, já existente, a Câmara Municipal de Matosinhos cedeu aquele espaço para fins de formação profissional, cursos de educação e formação, dando prioridade, em igualdade de circunstâncias, na selecção dos candidatos a formandos, aos residentes no concelho de Matosinhos.
As razões deste apoio assentam na importância da contribuição da “Alternância” na recuperação de jovens socialmente desfavorecidos, de débeis recursos económicos e com longas histórias de retenção e abandono escolar, possibilitando a sua recuperação para uma inserção no mundo do trabalho em condições mais favoráveis.
A Escola “Alternância” forma cozinheiros, electricistas de instalações, auxiliares de informática, empregados de mesa, pasteleiros/padeiros, empregados de andares, operadores de pré-impressão, cabeleireiras de senhora, técnicos de restauração (variante mesa/bar), técnicos de serviços pessoais e à comunidade, técnicos administrativos, recepcionistas/turismo e técnicos de secretariado.

