Comandante Teixeira Pereira sucede a Martins dos Santos.
As instalações navais da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foram hoje palco da cerimónia de entrega de Comando da Zona Marítima do Norte, Chefe do Departamento Marítimo do Norte e Comandante Regional Norte da Polícia Marítima, que envolveu ainda quatro condecorações por serviços prestados à Marinha Portuguesa.
O Comando Marítimo da Zona Norte, na sua área de jurisdição, assegura as conduções das operações navais, garante a fiscalização dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, colabora no controlo naval da navegação, elabora os planos de defesa local dos portos situados na sua área de responsabilidade, e colabora nas atividades de busca e salvamento.
A cerimónia contou com a presença do Vice-Almirante e Diretor Geral da Autoridade Marítima, Silva Ribeiro, e do Vice-Almirante Comandante Naval, Pereira da Cunha.
O Comandante Teixeira Pereira sucede a Martins dos Santos. Na hora da despedida, Martins dos Santos fez o balanço dos últimos quatro anos e salientou a importância do mar do norte para a economia, ao nível do lazer, atividade piscatória, atividade náutica e do turismo. “Parto com o sentido de dever cumprido e a esperança de não ter defraudado as expetativas”, disse.
Por sua vez, o Comandante Teixeira Pereira comprometeu-se com determinação, empenho e lealdade para continuar o trabalho desenvolvido de assegurar a segurança de pessoas e bens no espaço marítimo.
Marcaram presença na cerimónia o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pinto, a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, a Vereadora da Proteção Civil, Lurdes Queirós, entre outros convidados.