14 instituições de Leça do Balio angariam fundos para as suas actividades.
A recriação histórica “Os Hospitalários nos Caminhos de Santiago” atrai milhares de visitantes de todo o Norte de Portugal e da Galiza à zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio.
A freguesia vestiu-se a rigor para esta viagem no tempo. Muitos dos figurantes são residentes em Leça do Balio, outros pertencem a colectividades que foram convidadas pela Câmara Municipal de Matosinhos para marcar presença na sexta edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”.
Se ainda não visitou a Feira Medieval, aproveite para saborear os tradicionais petiscos portugueses nas tabernas medievais que estão a ser geridas por 14 instituições de Leça do Balio. São elas: Associação Desportiva Recreativa do Araújo (A.D.R.A.), Balio Futsal Clube, Centro Cultural Desportivo Recreativo Social de Leça do Balio (CCD-RS), Centro Social de Leça do Balio, Desportivo de Leça do Balio, Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 854 Leça do Balio, Grupo Desportivo São Sebastião, Grupo Folclórico D. Nuno Álvares Pereira, Orfeão de Leça do Balio, Padroense Futebol Clube, União Desportiva Cruzeiro de Santana, Semente - Associação de Solidariedade Social (IPSS), Associação Desportiva Sentido Livre (ADSL) e Bombeiros Voluntários de Leça do Balio.
Pataniscas de bacalhau, sandes de presunto, pão com chouriço, caldo verde, são algumas das iguarias que os cerca de 300 mil visitantes que são esperados poderão experimentar até ao próximo domingo, dia 11 de Setembro.
A receita das vendas reverte inteiramente para as colectividades, receita essa que representa a maior fatia dos fundos que estas instituições dispõem para desenvolver as suas actividades ao longo do ano. Para a Câmara Municipal de Matosinhos, esta é uma forma de apoiar o associativismo, mas também de incentivar a participação das colectividades nos eventos do Concelho, permitindo uma maior proximidade junto da comunidade.