
Matosinhos acolherá simpósio internacional de música eletrónica em setembro
Depois de São Paulo (2016), Plymouth (2015), Marselha (2013), Londres (2012), Bhubaneswar (2011), Málaga (2010), Copenhaga (2007, 2008 e 2009), Pisa (2005), Esbjerg (2004) e Montpellier (2003), caberá a Matosinhos acolher a décima terceira edição do simpósio internacional Computer Music Multidisciplinary Research. Coorganizado pelo INESC TEC e pela Orquestra Jazz de Matosinhos, o CMMR 2017 decorrerá entre os próximos dias 25 e 28 de setembro, no salão nobre dos paços do concelho, integrando o programa de comemoração do vigésimo aniversário da OJM, que este ano se assinala.
O simpósio é um dos principais eventos mundiais dedicados à investigação multidisciplinar na área da música eletrónica, sendo esperada a submissão de centenas de artigos científicos, músicas e demonstrações de tecnologia musical, este ano dedicados ao tema “Music Technology with Swing”. Após a seleção, a iniciativa contará com cerca de uma centena de apresentações, estando já confirmadas as presenças de Peter Vuust (Aarhus University, Dinamarca, Margaret Schedel (Stony Brook University, EUA), Amílcar Cardoso (Universidade de Coimbra, Portugal) e Carlos Guedes (New York University Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos).
Para além do programa científico, o simpósio contará ainda com uma mão cheia de concertos, os quais decorrerão no novo quarteirão cultural da Real Vinícola, no espaço da OJM. A orquestra de Matosinhos será, para além de coorganizadora do evento, o primeiro ensemble residente do simpósio, juntando-se-lhe o Quarteto de Cordas de Matosinhos, alguns solistas convidados, uma orquestra de altifalantes e a banda Heartbreakers 7tet.
Recorde-se que a OJM e o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) têm colaborado regularmente no desenvolvimento do projeto CARA-Centro de Alto Rendimento Artístico, que ficará instalado no espaço de que a big band disporá na antiga Real Vinícola.
No passado dia 30 de janeiro completaram-se vinte anos desde o primeiro concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos, no Héritage Café, em Matosinhos. Com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a OJM cumpre hoje o papel de uma orquestra nacional de jazz, sendo também a banda residente do Festival de Jazz de Barcelona, um dos maiores do mundo. A OJM tem colaborado com nomes tão diversos como Maria Schneider, Carla Bley, Lee Konitz, John Hollenbeck, Kurt Rosenwinkel, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Bica, Mark Turner, Chris Cheek, Joshua Redman, Dee Dee Bridgewater, Maria Rita, Maria João, Mayra Andrade ou Manuela Azevedo.
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
