A Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceu um protocolo de colaboração de forma a permitir que 19 reclusos participem em novas acções de Reinserção Social, através da prestação de trabalho e serviços da autarquia.
De forma a combater a exclusão social, a Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceu um protocolo de colaboração com o Ministério da Justiça, a Direcção Geral dos Serviços Prisionais e a Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, de forma a permitir que 19 reclusos do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo participem em novas acções de Reinserção Social, através da prestação de trabalho e serviços da autarquia.
As actividades a desenvolver constam da gestão, limpeza e manutenção de vários espaços públicos, nomeadamente, na Orla Costeira, Zona Dunar, Espaços verdes, matas e áreas florestais, assim como, vigilância e limpeza de sanitários públicos e armazéns gerais.
A Câmara Municipal responsabiliza-se pelo pagamento mensal aos reclusos de um valor de 681,78 euros e pelo transporte mesmos do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo para os locais de trabalho. O que corresponde anualmente a um investimento na ordem de 155.480 euros com este apoio aos reclusos.