No sábado, dia 20 de fevereiro, pelas 11.30 horas, decorreu a cerimónia de inauguração da Praça das Sete Bicas, situada entre a Avenida Fabril do Norte e a Rua da Fonte das Sete Bicas, na Senhora da Hora, em frente à Porto Business School. Centenas de cidadãos fizeram questão de marcar presença e foi em clima festivo que se inaugurou mais uma praça, desta vez na Senhora da Hora contando para o efeito com a participação dos Bombos dos Águias de S. Mamede, do Coral das Sete Bicas, de aulas de zumba e de uma largada de pombos da Associação Columbófila de S. Mamede.
![]()
Resultado de um investimento municipal de cerca de 600 mil euros, a nova praça urbana da cidade da Senhora da Hora ocupa um terreno até aqui devoluto existente junto ao Colégio Efanor e à Porto Business School, criando um amplo espaço verde arborizado em torno da ruína da antiga fábrica dos carrinhos de linha. Organizada em três grandes áreas semicirculares, onde foram já plantadas dezenas de árvores e de espécies arbustivas, a praça conta com bancos de granito para repouso e permite que aquele local continue a albergar as festas populares da Senhora da Hora. O equipamento conta ainda com um anfiteatro verde e uma área relvada para eventos de pequena dimensão junto à Capela da Fonte das Sete Bicas. Foi também criado um parque de estacionamento com capacidade para uma centena de viaturas, que servirá igualmente os utilizadores da estação do Metro do Porto. O projeto é da autoria da municipal, Susana Mota Freitas, contando com a participação a nível paisagístico da arquiteta municipal Margarida Fontes.
![]()
Feliz com esta praça e com a nova vida que se criou em torno da Capela da Fonte das Sete Bicas, o Pároco da Senhora da Hora, Padre Amaro Gonçalo, participou na cerimónia de inauguração fazendo a bênção do novo equipamento. O Presidente da União de Freguesias de S. Mamede e Senhora da Hora, António Mendes, elogiou a nova praça agradecendo à Câmara Municipal de Matosinhos, na figura do seu Presidente, Guilherme Pinto, pela valorização de um espaço que confere uma nova vida à zona das Sete Bicas.
![]()
Palmira Macedo, Presidente da Assembleia Municipal, destacou o papel das praças na vida das comunidades no mundo inteiro, mostrando mais uma vez que a Câmara Municipal de Matosinhos procura sempre acompanhar as tendências mundiais aos mais diversos níveis.
Para Guilherme Pinto, este foi um dia muito feliz. “Ter tanta gente connosco nesta manhã fria de sol para inaugurar a Praça das Sete Bicas é a prova de que esta é uma aposta ganha”, referiu o Presidente da Câmara que salientou a importância de se criar praças em cada uma das freguesias, criando locais para conviver, conversar, praticar desporto, namorar ou simplesmente descansar. Recordou que a Câmara Municipal de Matosinhos está já a preparar o projeto de requalificação no vizinho Parque das Sete Bicas, que articulará o parque e a praça. Igualmente em equação está o destino a dar à belíssima ruína da antiga fábrica e à chaminé contígua, sendo certo que, numa primeira fase, a construção vai ser consolidada e limpa, de modo a integrar-se no cenário da nova praça.
![]()
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, deixou ainda a nota de que, até ao final do mandato, é sua intenção deixar prontas mais sete praças no concelho, criando pontos de encontro e de convívio entre os cidadãos em todas as uniões de freguesia.
![]()
Nesta inauguração, marcaram também presença o Vice-Presidente da Câmara, Eduardo Pinheiro, a vereadora do Ambiente, Joana Felício, o Vereador da Educação e da Conservação do Espaço Público, António Correia Pinto, o Vereador da Cultura e do Turismo, Fernando Rocha, a vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, os vereadores do PS, Ernesto Páscoa, Alfredo Barros e Vasco Pinho, a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, entre outros.
![]()
