Presidente da Câmara visita centro histórico de S. Mamede de Infesta.
A Câmara Municipal de Matosinhos prossegue o trabalho de avaliação dos edifícios que estão sob proposta de classificação do património cultural e imóvel.
Depois de Matosinhos, Leça da Palmeira e Senhora da Hora, o Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, visitaram, dia 11 de fevereiro, o centro histórico da S. Mamede de Infesta.
Acompanhado pelo presidente da junta de freguesia, António Moutinho Mendes, o Dr. Guilherme Pinto analisou vários exemplos de conjuntos urbanos e rurais, de arquitetura civil pública e privada, e sítios arqueológicos.
O Bairro de Nossa Senhora da Conceição, o Bairro da Caixa de Previdência da Industria Têxtil, as instalações do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a Capela de Moalde, o largo da Ermida, a Estação de Caminho-de-ferro, a Escola dos Sinos ou o Castro de Moalde são alguns dos mais de 200 locais em vias de classificação.
O trabalho de inventário e a proposta de classificação dos bens imóveis de interesse municipal do Concelho, realizado pela Comissão do Património Arquitetónico e Histórico da Autarquia, divide-se nas categorias de monumentos, conjuntos e sítios.
O registo dos bens imóveis classificados de interesse municipal, nacional e público constitui um instrumento fundamental na elaboração do Plano Diretor Municipal, nomeadamente na regulamentação das operações urbanísticas de forma a assegurar a preservação da estrutura patrimonial.