Presidente da Câmara visita centro histórico da Senhora da Hora.
A Câmara Municipal de Matosinhos continua a levar a cabo o levamento dos imóveis nos centros históricos das freguesias urbanas em vias de classificação.
Depois de Matosinhos e Leça da Palmeira, o Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, visitaram, dia 4 de fevereiro, o centro histórico da Senhora da Hora.
O objetivo destas visitas é avaliar os edifícios que estão sob proposta de classificação do património cultural e imóvel.
Acompanhado pelo presidente da junta de freguesia, Valentim Campos, o Dr. Guilherme Pinto iniciou o périplo na Senhora da Hora pela Estrada da Circunvalação, nas proximidades do Hospital Pedro Hispano e Norte Shopping. Azenha de Cima, Eduardo Torres, Lavadores, Rua João Mendonça, Avenida Fabril do Norte, Avenida António Domingues dos Santos, Rua do carriçal, Rua de Lagos, Rua do senhor, Avenida da Senhora da Hora, Rua Nova do Seixo, Avenida Xanana Gusmão, Rua de S. Gens, Rua do Sobreiro, são alguns dos locais em estudo.
O trabalho de inventário e a proposta de classificação dos bens imóveis de interesse municipal do Concelho, realizado pela Comissão do Património Arquitetónico e Histórico da Autarquia, divide-se nas categorias de monumentos, conjuntos e sítios.
O registo dos bens imóveis classificados de interesse municipal, nacional e público constitui um instrumento fundamental na elaboração do Plano Diretor Municipal, nomeadamente na regulamentação das operações urbanísticas de forma a assegurar a preservação da estrutura patrimonial.