
Este fim-de-semana foi de festa no Constantino Nery devido à comemoração do primeiro aniversário desta emblemática sala de espectáculos, localizada na Avenida Serpa Pinto, em plena Quadra Marítima da cidade de Matosinhos.
As comemorações arrancaram no Sábado, dia 14, pelas 15.00 horas, com a inauguração de uma exposição sobre este primeiro ano de actividades, que poderá ser visitada até ao dia 30 de Novembro, e com visitas teatralizadas. A noite de sábado ficou a cargo da fadista Cristina Branco que apresentou o seu novo disco “Kronos”.
Ontem, Domingo, dia 15 de Novembro, pelas 18.00 horas, a Escola de Musica e Bailado Alberta Lima apresentou uma perfomance de dança. Mais tarde, o Grupo «Atelier» deu cor à fachada do edifício do Cine-Teatro Constantino Nery As comemorações encerraram pelas 22 horas, com Rui Reininho e a Companhia das Índias.
Consciente da importância do Cine-Teatro Constantino Nery na memória e na herança cultural de Matosinhos, a Câmara de Matosinhos adquiriu, em 2001, este equipamento iniciando-se, então, o processo de recuperação. O investimento total representou um esforço financeiro de 3 milhões e 500 mil euros, sendo co-financiado pelo Programa Operacional de Cultura.
Inaugurado a 10 de Junho de 1906, o Cine-Teatro Constantino Nery foi, em Matosinhos, durante vários anos, o ponto de encontro da comunidade local. Décadas mais tarde, pelos anos 80, o espaço cultural entrou em decadência ficando praticamente em ruínas.
O Arqº Alexandre Alves Costa foi o autor do projecto de recuperação desta sala de espectáculos centenária. No fundo, do antigo Cine-Teatro, apenas se manteve a fachada, que foi numerada, desmontada e armazenada em estaleiro para ser novamente reconstruída no mesmo local, e a volumetria.
O grande objectivo deste investimento da Câmara Municipal foi a revitalização do equipamento cultural, fazendo dele um espaço polivalente capaz de acolher espectáculos de música, dança, teatro, exposições e conferências, além de cinema.
No dia 15 de Novembro de 2008, o Cine-Teatro Constantino Nery reabriu as portas. Passado um ano pode-se verificar que a taxa de ocupação rondou os 90 por cento.
Com a reabilitação do Constantino Nery, um novo caminho se descobriu aos residentes não só de Matosinhos mas também da Área Metropolitana do Porto, no sentido da qualidade do espaço, das condições oferecidas e da oferta diversificada e de qualidade.
Neste ano de actividade, o Constantino Nery foi, não apenas um teatro Municipal, mas também metropolitano.
2010 será mais um ano de grande dinamismo cultural, com algumas surpresas. O Teatro vai suspender a programação em Janeiro de 2010, para instalar o equipamento vai permitir a exibição de cinema em película. Uma valência não considerada no projecto inicial e que obrigará a algumas adaptações na sala.
Deixamos aqui uma síntese da programação do Cine-Teatro para o próximo ano:
- “Amor Solúvel” - comédia musical
Texto e canções originais de Carlos Te
Encenação Luisa Pinto
Produção Cine Teatro Constantino Nery
Esta mesma peça vai representar Matosinhos no Festival de teatro Português no Brasil em Junho de 2010 a convite do Governo de S. Paulo – Brasil.
- “Relativamente” Co-Produção
Texto de Alan Hyekbourn
Encenação João Lagarto
- “Fim de Festa” de Samuel Beckett
Encenação Julio Castronuovo
- FITEI com parceria com o Cine Teatro Constantino Nery - á semelhança do que aconteceu este ano.
- Concerto de Schumann , ano de comemorações . É o resultado da programação em rede com outros Teatros.
- Serviço educativo para as escolas:
“História de uma gaivota e do Gato que ensinou a voar”
“História da Ilha do Tesouro de Stevenson”
Ciclos de Cinema de Animação

