Apresentação do projecto final de recuperação do edifício centenário.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, o Cine-Teatro Constantino Nery representa “um grito de modernidade” em estreita ligação com um passado que orgulha Matosinhos. Uma cuidada preservação da memória colectiva bem visível na manutenção do traçado original da fachada.
Presidindo à sessão de apresentação do projecto final de recuperação do Cine-Teatro Constantino Nery, o Dr. Guilherme Pinto anunciou a abertura do Concurso Público Internacional para as respectivas obras de remodelação, os prazos, bem como o investimento global, na ordem dos 3,8 Milhões de Euros.
Esta iniciativa contou com a presença da equipa liderada pelo arquitecto Alexandre Alves Costa, professor universitário da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e vencedor do Concurso Internacional de Arquitectura, que procedeu à apresentação das linhas gerais do plano de recuperação do teatro no interior arruinado do edifício.
Inaugurado a 10 de Junho de 1906, o Cine-Teatro Constantino Nery foi, durante vários anos, o ponto de encontro da comunidade matosinhense.
Décadas mais tarde, pelos anos 80, o espaço cultural entrou em decadência encontrando-se, actualmente, praticamente em ruínas.
Consciente de que este espaço faz ainda parte da memória e da herança cultural do Concelho de Matosinhos, a Câmara adquiriu, em 2001, este equipamento iniciando-se, então, o processo de recuperação com a abertura de concurso público internacional para a escolha do projecto.