Espetáculo de teatro de rua encerra 1ª edição do CENA Contemporânea de Matosinhos em Português.
Uma peregrinação partiu ontem, dia 30 de setembro, do Cine-teatro Constantino Nery, percorrendo várias ruas do centro de Matosinhos, no dia em que se assinalou o 500º aniversário da atribuição do Foral Manuelino a Matosinhos.
“Cidade Encantada”, um projeto de artes performativas com Direção de Luísa Pinto e dramaturgia de João Costa, encerrou a programação da primeira edição do festival de teatro Cena Contemporânea de Matosinhos em Português.
Composto por cerca de 100 figurantes, oriundos de grupos de teatro amador e escolas do Concelho, o desfile evocou, ao longo do seu percurso, várias figuras lendárias de Matosinhos, como António Nobre, Cayo Carpo, Florbela Espanca, Passos Manuel, Guilhermina Suggia ou Ló Ferreira, numa forte interação com o público que acompanhou o espetáculo.
A peregrinação incluiu ainda a leitura encenada do texto do Foral Manuelino.
Presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Esta produção do Cine-Teatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos contou com a participação da Associação Recreativa Aurora da Liberdade, Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Perafita, Escola de Música Óscar da Silva, Externato S. João Bosco, Fantocheiro Grupo Teatro, Garagem do Barão, Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta, Grupo Paroquial de Teatro de Leça da Palmeira, entre muitas outras pessoas.