Orquestra Jazz de Matosinhos convida saxofonista Tomás Marques
Revelação da nova geração do jazz português, o saxofonista Tomás Marques é o próximo convidado da Orquestra Jazz de Matosinhos no ciclo Novos Talentos do Jazz que se realiza dia 7 de Março, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.
Natural de Estarreja, criou o seu próprio quarteto enquanto estudava na Escola Superior de Música de Lisboa, uma viagem entre o jazz tradicional e o jazz moderno de forma singular. Membro da Big Band Estarrejazz, já tocou com grandes nomes do jazz português e internacional.
Vencedor do Prémio Jovens Músicos 2019, na categoria jazz combo, Tomás Marques, de 20 anos, integra o projecto “Entre Paredes” de Bernardo Moreira e vai apresentar-se como solista ao lado da Orquestra Jazz de Matosinhos. Ao vivo, com direcção do compositor, maestro e pianista Carlos Azevedo, vão interpretar temas de Kurt Rosenwinkel, João Paulo Esteves da Silva, Carlos Azevedo, Carlos Bica e Florien Ross, mas também dois originais do saxofonista com arranjos de Andreia Santos e Paulo Perfeito.
Recorde-se que o Ciclo Novos Talentos do Jazz se realiza desde 2014, duas vezes por ano, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos. Esta é a 11.ª edição deste ciclo que, desde 2019, apresenta também os novos talentos do Jazz de Espanha.