Cerca de uma centena de pessoas acompanharam esta visita pedestre comentada por Joel Cleto.
No domingo, dia 3 de Fevereiro, teve lugar mais uma visita pedestre comentada sobre a História e o Património desta vez dedicada à freguesia de Custóias. Perto de uma centena de pessoas participaram nesta iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos integrada no ciclo “Matosinhos. 10 freguesias. 10 visitas” que mensalmente, no primeiro domingo de cada mês, vem divulgando junto do grande público alguns dos aspectos mais interessantes (e por vezes também dos mais desconhecidos) dos monumentos e da memória do concelho. Guiada pelo arqueólogo da Autarquia Joel Cleto, a visita incluiu, entre outros locais, o Largo do Souto, a Casa de San Thiago, o Largo da feira e referências ao desaparecido Monte S. Gens, Esposade, e a ponte medieval de D. Goimil.
Localizada num importante cruzamento de antiquíssimas estradas (de origens romana e medievais), Custóias encontra-se fortemente ligada aos históricos caminhos de peregrinação para Compostela, como atesta a sua devoção a Santiago ou a existência de pontes de grande valor patrimonial, como é o caso da de D. Goimil. A origem do nome da freguesia relaciona-se, contudo, com uma alta e estratégica elevação que aqui existiu durante milénios: o Monte Custódias. Estas foram algumas das questões que Joel Cleto explicou com detalhe aos participantes desta visita que teve a ajuda do bom tempo numa manhã fresca mas com muito sol.
No próximo mês (dia 3 de março) a freguesia em destaque será a de Lavra e as inscrições, gratuitas, podem desde já ser remetidas para mail@cm-matosinhos.pt