Prosseguiu este domingo, 3 de Março, em Lavra, o ciclo de visitas pedestres guiadas à História e Património das diversas freguesias que constituem o concelho de Matosinhos. Aproximadamente cerca de cem pessoas percorreram alguns dos monumentos e sítios de maior interesse daquela que é a mais extensa freguesia do concelho, que apresenta também um conjunto muito significativo de vestígios arqueológicos e onde a memória das tradicionais atividades agro-marítimas está ainda muito viva.
O percurso, guiado como habitualmente pelo arqueólogo e técnico superior desta Autarquia, Joel Cleto, e que contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, teve início no centro da freguesia, com passagem pelo busto evocativo do primeiro-ministro da Primeira República, José Domingos dos Santos, e pelo exterior do núcleo museológico Silva Lopes, onde foram destacados alguns dos mais antigos vestígios da ocupação humana neste território. A igreja de Lavra, sua antiguidade e a curiosa lenda que lhe anda associada foi o tema seguinte do passeio que, igualmente, passou nas traseiras do templo onde, há poucos anos, escavações arqueológicas revelaram vestígios de um povoado da Idade do Bronze. Os vestígios de uma vila romana no Fontão e os tanques destinados à produção de conserva de peixe, desse mesmo período, existentes na praia de Angeiras, foram os motivos seguintes do percurso, que prestou também atenção ao núcleo piscatório de Angeiras e às tradicionais práticas de pesca e da recolha do sargaço.
A próxima sessão deste ciclo será dedicada à freguesia de Perafita e terá lugar na manhã do dia 7 de abril. As inscrições, gratuitas, estão já abertas e podem ser efetuadas através de mail@cm-matosinhos.pt