O Cineteatro Constantino Nery recebeu dia 26 de janeiro, pelas 21.30 horas, mais um concerto inserido no Ciclo Integral de Sonatas para Piano de Ludwig Van Beethoven.
Num processo de consolidação e de permanente alargamento de públicos, democratizando o acesso à cultura, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou mais um arrojado projeto que promove esta a audição da Integral das Sonatas para Piano de Beethoven. Beethoven é indiscutivelmente um dos símbolos da Europa.
As 32 Sonatas para piano de Ludwig Van Beethoven (1770 1826) são, no e pelo seu conjunto, uma obra de arte de uma beleza ímpar e de uma importância histórico musical inexcedível. Elas constituem um marco incontornável no reportório privado e público para piano solo e desempenharam um papel determinante na transformação e na evolução da forma de sonata em si mesma e da música instrumental, em geral.
Este ciclo de integral de sonatas para piano de Beethoven, promovido pela Autarquia de Matosinhos, é um projeto enquadrado na política cultural e da programação musical erudita e compreende a realização de uma série de 9 concertos, que tiveram início no passado dia 20 de outubro e que atraíram a presença de muitos espetadores que revelaram, no final do espetáculo a sua satisfação por tão elevada qualidade do programa. Relembra-se ainda que novos desafios serão apresentados neste ciclo que se prolongará até junho de 2012.
Desde a década de ’80 que a Autarquia desenvolve uma programação continuada e qualificada no âmbito da música clássica, merecedora das melhores referências da crítica nacional e até internacional. Dever-se-á salientar uma forte e continuada aposta na criação, materializada na encomenda ao longo destes anos de 45 obras a 24 compositores nacionais.
Mais recentemente a Autarquia vem-se envolvendo, também, na edição de gravações de algumas destas obras. Autora de um projeto pioneiro (e até agora único, no panorama autárquico português) o Quarteto de Cordas de Matosinhos vem assegurando uma programação regular no concelho, independentemente de outras atuações que, em número crescente, vem fazendo noutros locais. O Quarteto de Cordas de Matosinhos vem sendo catalogado pela crítica como “um caso singular de excelência no panorama musical português” com “um percurso musical absolutamente notável”.
Os próximos concertos deste ciclo são a 16 de fevereiro; 5 de abril; 26 de abril; 24 de maio; 28 de Junho.