António Rosado “brilhou” mais uma vez no palco do Cine-Teatro Constantino Nery.
A noite de ontem, dia 17 de Novembro, foi de música no Cine-teatro Constantino Nery. Pelas mãos, arte e engenho de António Rosado, ouviu-se Beethoven, num ciclo integral de sonatas para piano.
As 32 Sonatas para piano de Ludwig Van Beethoven (1770 1826) constituem um marco incontornável no reportório privado e público para piano solo e desempenharam um papel determinante na transformação e na evolução da forma de sonata em si mesma e da música instrumental, em geral.
Este ciclo integral de sonatas para piano de Beethoven, promovido pela Câmara de Matosinhos, é um projeto enquadrado na política cultural e da programação musical erudita e compreende a realização de uma série de nove concertos, que tiveram início no passado dia 20 de Outubro. Os próximos concertos deste ciclo são nos dias 15 de dezembro; 26 de janeiro; 16 de fevereiro; 5 de abril; 26 de abril; 24 de maio; 28 de junho.
Desde a década de ’80 que a Câmara Municipal de Matosinhos desenvolve uma programação continuada e qualificada no âmbito da música clássica, merecedora das melhores referências da crítica nacional e até internacional. Dever-se-á salientar uma forte aposta na criação, materializada na encomenda, ao longo destes anos, de 45 obras a 24 compositores nacionais.
Recentemente a Autarquia tem-se vindo a envolver também na edição de gravações de algumas destas obras. De referir ainda que o Quarteto de Cordas de Matosinhos, projeto pioneiro (e até agora único, no panorama autárquico português), tem vindo a assegurar uma programação regular no concelho, independentemente de outras actuações que, em número crescente, vem fazendo noutros locais. O Quarteto de Cordas de Matosinhos vem sendo catalogado pela crítica como “um caso singular de excelência no panorama musical português” com “um percurso musical absolutamente notável”.