Integrado na Temporada de Música Clássica 2016, o concerto do ciclo reuniu, ontem, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery , dois dos mais importantes pianistas portugueses.
Matosinhos voltou, assim, a receber Pedro Burmester e Mário Laginha para mais um concerto inserido no Ciclo de Piano.
Unidos por uma formação musical clássica, Mário Laginha e Pedro Burmester enveredaram por carreiras diferentes. Mário Laginha situa-se mais próximo do jazz e assume-se como cultor da fusão e recriação de múltiplas músicas do mundo, enquanto Pedro Burmester está mais orientado para a interpretação de um repertório clássico nos seus vários formatos, do concerto a solo até atuações com grandes orquestras.
Há um pouco mais de 20 anos, os dois pianistas iniciaram uma colaboração da qual resultou um disco (Duetos, 1994), concertos um pouco por todo o mundo e, alguns anos depois, a participação no projeto 3Pianos, com Bernardo Sassetti.
O programa deste espetáculo em Matosinhos incluiu obras de Aaron Copland (1900-1990), João Paulo Esteves da Silva, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Pixinguinha, Pedro Burmester, Claude Debussy (1862-1918) e Maurice Ravel (1875-1937).