Música Clássica na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
No âmbito da temporada de Música Clássica 2018, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebeu ontem, dia 5 de maio, pelas 21h30, um concerto com o organista Rui Paiva.
O órgão, instrumento com mais de dois mil anos de história, alia uma grande dignidade, que não é alheia à sua função e localização habituais, à capacidade de surpreender e deleitar os seus ouvintes. Muitos dos melhores compositores celebrados pela história da música criaram obras-primas para este instrumento.
No programa deste concerto, centrado na música do séc. XVIII de Portugal, Espanha e Itália, Rui Paiva deu a ouvir obras que colocam em evidência o brilho e a vivacidade de algum do repertório para órgão, acessível a todos os ouvintes.
Entre as diversas obras que foram interpretadas, estiveram representados compositores como Girolamo Frescobaldi, Georg Muffat, Domenico Scarlatti e Carlos Seixas.
O vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcou presença, bem com o Pároco de Matosinhos, Padre Manuel Mendes.
Rui Paiva concluiu o Curso de Órgão do Conservatório Nacional de Lisboa sob a orientação do Prof. Joaquim Simões da Hora. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, continuou os estudos de Órgão com a Prof.ª Montserrat Torrent no Conservatório Superior de Barcelona e, sob a orientação do Prof. José Luis González Uriol, concluiu os Cursos Superiores de Cravo e de Órgão no Conservatório Superior de Zaragoza.
Tem colaborado como organista e cravista com diversos conjuntos instrumentais e vocais, entre os quais os Segréis de Lisboa, o Coro e Orquestra Gulbenkian, a orquestra barroca Capela Real, o grupo de música barroca La Caccia e o Quarteto Arabesco.
Como solista ou em grupo, Rui Paiva tem-se apresentado em diversos concertos no nosso país, bem como em Espanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Inglaterra, Croácia, Eslovénia, Polónia, E.U.A., Brasil e México.
Realizou várias gravações discográficas com destaque para a música portuguesa, dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Rui Paiva foi, de 1989 a 2011, professor de órgão no Conservatório Nacional de Lisboa e é, desde 1990, professor de órgão e diretor da Academia de Música de Santa Cecília de Lisboa.
Próximo concerto inserido na temporada de Música Clássica de 2018:
Quarteto de Cordas de Matosinhos
8 de maio - Casa da Música – sala 2 – 19h30
Bilhetes à venda: Casa da Música
14€/18€
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
