Os mercados de Angola, Moçambique e Moçambique estiveram em destaque na conferência dedicada ao continente africano, dia 5 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“África: Na esteira de Bartolomeu”, integrada no Ciclo de Conversas “Do Bojador à Boa esperança”, e dirigida a jovens e empresários, contou com a intervenção de quatro profissionais – Pedro Meireles Figueiredo, Tiago Borges, Manuel Marques, Duarte Manuel Horta Machado da Cunha, que devido à crescente globalização e necessidade de internacionalização potenciaram os seus negócios principalmente em Angola, Moçambique e Marrocos.
Pedro Meireles Figueiredo frequentou o Curso de Direito na Universidade Lusíada do Porto e possui formação interna nas áreas de Segurança Alimentar, Certificação de Qualidade, HACCP e BPH. É detentor de conhecimentos avançados em Relações Internacionais e Marketing.
Atualmente desempenha as funções de Diretor de Novos Negócios e Exportação na GERMEN – Moagem de Cereais SA. Entre 2000 e 2010, desempenhou funções de Diretor Comercial Norte numa empresa do ramo Alimentar e de 2010 a 2011, desemprenhou funções de Diretor de Novos Projetos numa empresa da área da Construção Civil.
Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa, em 2002, Tiago Borges realizou um estágio na RFF – Resources for the Future, em Washington DC, entre 2002 e 2003. Start up da empresa TBFiles – Armazenamento e Gestão de Arquivo em 2003, realizou a primeira internacionalização em 2006, em Moçambique. Em 2008, torna-se Start Up da empresa TBCOM. Em 2011 iniciou o processo de internacionalização da TBFiles, em Angola.
Manuel Marques é Cônsul Honorário do Reino de Marrocos no Porto e Norte, conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Luso Marroquina e orador convidado em seminários e congressos em Portugal e Europa.
A sua carreira profissional tem sido desenvolvida em empresas privadas nacionais e internacionais, nas áreas financeira, controlo e administração. Na área pública foi professor e administrador de empresas municipais, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração da Vitaguiar, EM. Na área social foi sócio fundador do Rotary Clube de Gondomar, Universidade Sénior das Terras de Aguiar e Clube de Amigos da Universidade Católica do Porto. A sua atividade política foi desenvolvida como deputado municipal. Tem formação nas áreas de contabilidade, gestão, estratégia, turismo e marketing.
Duarte Manuel Horta Machado da Cunha nasceu no Porto em 1968. Licenciado em Gestão e Administração de empresas, pela Universidade Católica de Lisboa, possui 20 anos de experiência profissional em funções de direção empresarial, dos quais nos últimos dez anos em diversos projetos por si promovidos e realizados em Moçambique, principalmente na área industrial e de comércio de materiais de construção e agronegócio, mas também de corporate governance. Detém profundos conhecimentos de gestão de projetos e respetiva interação com Organizações Públicas, Instituições Financeiras Nacionais e Internacionais, Órgãos Sindicais e Associações do ramo. Os investimentos a que esteve ligado como promotor constituem uma larga experiência nas áreas de Transações, Reorganização/Reestruturação, Diagnósticos, Planos Estratégicos e Projetos de Mudança Organizacional, Projetos de Desenvolvimento Institucional e Organizacional, Planos de Negócio, Estudos de Mercado, Estudos de Viabilidade Económica e Financeira, Avaliação de Empresas, Fusões & Aquisições.
Concebeu e desenvolveu negócios próprios ao longo da sua carreira e participou e participa no capital de várias empresas no sector de materiais de construção, agronegócio, energia e consultadoria. É Administrador na empresa BPARTNER CONSULTING - Organização moçambicana provedora de serviços de consultoria.
É Sócio Fundador – Administrador Executivo HUB ASSITÊNCIA TÉCNICA E FORMAÇÃO LDA, e Promotor/Administrador Executivo na CODIMETAL DE MOÇAMBIQUE LDA.
De Junho 2006 a Dezembro 2009 foi Sócio/ Administrador na ECOCIMENTO LDA. Entre 2000 e 2009 foi Administrador Executivo do Grupo LUSALITE Moçambique, SARL.
A próxima conferência, intitulada “América do Sul. Na gávea com Álvares Cabral”, está agendada para o dia 12 de junho, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Entrada livre.
![]()
