Primeira sessão dedicada às Políticas e Modelos Sociais e Espaciais de Habitação. Entrada livre.
É já na próxima quinta-feira, 4 de abril, que se inicia o ciclo de conversas integrado no programa paralelo da Exposição ManifestHabitação, que pode ser vista na Antiga Fábrica Vasco da Gama, em Matosinhos, até 30 de junho.
A conversa, moderada por Artur Costa, terá lugar pelas 18h00 e contará com a participação da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do ex-presidente da autarquia, Narciso Miranda, da socióloga Maria João Freitas e da arquiteta Conceição Melo, a propósito das “Políticas e Modelos Sociais e Espaciais de Habitação”. A entrada é livre.
Ao todo, serão cinco as conversas que farão parte deste ciclo dedicadas a vários temas ligados à problemática da habitação.
As próximas sessões realizam-se nos dias 18 de abril (Tema: As Casas Precisam de Pessoas), 2 de maio (Tema: Habitar (n)o Futuro), 16 de maio (Tema: Processos Colaborativos e Participativos) e 13 de junho (Tema: De Volta ao Bairro).
Com curadoria de João Paulo Rapagão, a exposição ManifestHabitação pretende assinalar os 30 anos depois da implementação do Programa Especial de Realojamento (PER) e os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.
Composta por seis módulos com temas como o “Direito à Habitação em Matosinhos”, “Construir Bairro é Construir Cidade”, “A casa: desejo a preservar e conservar”, “Vídeos: Vidas e Testemunhos” a “Estratégia Local de Habitação: 2020-2030” e, por último, “A caminho de 25 de abril de 2074”, esta é também uma exposição de Vínculos, Vidas, Emancipação, Conquistas e Comunidade com uma galeria de dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.
Produzida pela Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Habit, em parceria com a Casa da Arquitectura, a mostra está patente na Antiga Fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627, em Matosinhos até ao dia 30 de junho. A entrada é livre.