“Matosinhos e o espaço marítimo nortenho nos séculos XV a XVII” foi o tema desta edição.
O Prof. Doutor Amândio Barros, um dos maiores especialistas na História dos Descobrimentos, apresentou no final da tarde de ontem, quarta-feira, 17 de Dezembro, uma conferência sobre “Matosinhos e o espaço marítimo nortenho nos séculos XV a XVII”.
A palestra, que teve lugar no auditório da exposição “15 Tesouros de Matosinhos”, patente na Galeria Nave dos Paços do Concelho, integrou um ciclo que se estende até ao encerramento da exposição no final de Fevereiro.
Licenciado e Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, docente na Escola Superior de Educação do Porto, e investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Espaço e Memória) da Universidade do Porto, o Doutor Amândio Barros é autor de uma vasta obra, tendo autografado o seu mais recente livro - “A morte que vinha do mar. Saúde e sanidade marítima num porto atlântico (XV-XVII)” - numa sessão de autógrafos no final da palestra. Uma assistência interessada e participativa colocou múltiplas questões ao investigador durante a sua conferência, num interessante diálogo.
A próxima conferência, a ter lugar no dia 14 de janeiro, às 18h, será da responsabilidade do Prof. Doutor José Ferrão Afonso da Universidade Católica e intitula-se "Da Quinta de recreio às "igrejas do mar. Aspetos da arquitetura da segunda metade do século XVI em Mathozinhos".