
Ao longo de cinco dias, o Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos acolheu a Taça do Mundo de Bilhar 3 Tabelas, uma organização da Federação Portuguesa de Bilhar, do FC Porto e do Leixões, que juntou os melhores 50 bilharistas do Mundo.
O belga Fréderic Caudron, n.º 1 da competição, foi o grande vencedor, ao derrotar na final, transmitida pela SporTv, no passado domingo, dia 18 de Julho, o alemão Martin Horn, por 3-0, com parciais de 15-14, 15-14 e 15-9.
Aos 42 anos, Fréderic Caudron ocupa a segunda posição do Ranking da União Mundial de Bilhar (1º à data de fecho de inscrições da Taça do Mundo do Porto). Foi duas vezes campeão do Mundo e outras tantas campeão europeu. É líder da equipa francesa do Agipi-Courbevois, sêxtupla campeã europeia de clubes. Em Portugal, já representou o Sporting.
“Foi fantástico para mim. Apesar do 3-0 final foi difícil, estive a ganhar 2-0 como podia estar a perder por 2-0, porque os sets foram muito equilibrados. Estou muito feliz. Fui melhorando ao longo do torneio, os dois primeiros jogos foram muito complicados, mas fui melhorando e cheguei muito bem à final. Aqui, com o público, com a televisão, muito concentrado, acho que joguei bem. Foi fantástico”, disse Fréderic Caudron, no final da prova.
Por sua vez, Martin Horn reconheceu ter estado “muito próximo do objectivo nos dois primeiros sets”. “Infelizmente, foi 2-0 para o meu adversário. Joguei mesmo muito bem no primeiro set, mas falhei o set point. Enfim, fiz tudo o que podia e tive um pouco de azar. Apesar de tudo estou feliz, porque cheguei à final”, concluiu o alemão.
Os troféus foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, pelo Vice-presidente da Autarquia e Presidente do Conselho de Administração da Matosinhos Sport, Dr. Nuno Oliveira, pelo Presidente da SAD do Leixões, Dr. Carlos Oliveira, pelo Director da Secção de Bilhar do FC Porto, Alípio Jorge, e pelo Vereador do Desporto e Administrador da Matosinhos Sport, Dr. José Guilherme Aguiar.
Resultados:
Final
Frédéric Caudron - Martin Horn 3-0 (15-14; 15-14; 15-9)
Meias-finais
Frédéric Caudron - Jeremy Bury 3-1
Martin Horn- Dick Jaspers 3-2
Quartos-de-final
Frédéric Caudron (Bélgica)- Michael Nilsson (Suécia) 3-1
Jeremy Bury (França)- Torbjom Blomdahl (Suécia) 3-1
Marco Zanetti (Itália)- Martin Horn (Alemanha) 0-3
Kim Kyung-Roul (Coreia)- Dick Jaspers (Holanda) 2-3
Oitavos-de-final
Frédéric Caudron- Daniel Sanchez 3-2
Roland Forthomme-Michael Nilsson 0-3
Jeremy Bury- Tayfun Tasdemir 3-1
Choi Sung-Won- Torbjom Blomdahl 1-3
Eddy Merckx- Marco Zanetti 1-3
Martin Horn- Jozef Philipoom 3-0
Kim Kyung-Roul -Javier Palazon 3-0
Lutfi Cenet-Dick Jaspers 2-3
1/16 Avos de Final
Daniel Sanchez-Murat Cocklu 3-0
Roland Forthomme-Glen Hofman 3-0
Frédéric Caudron-Jean Van Erp 3-2
Filipos Kasidokostas-Michael Nilsson 2-3
Jeremy Bury-Carlos Crespo 3-0
Tayfun Tasdemir-Eddy Leppens 3-1
Choi Sung-Won-Alexander Salazar 3-0
Torbjom Blomdahl- Ryuuji Umeda 3-0
Eddy Merckx-Kang Dong Gung 3-0
Marco Zanetti-Ramon Rodriguez 3-0
Martin Horn-Christian Rudolph 3-2
Jozef Philipoom-Kang in Won 3-0
Kim Kyung-Roul-Kouji Funaki 3-2
Javier Palazon-Savas Bulut 3-0
Paulo Andrade-Lutfi Cenet 1-3
Dick Jaspers-João Ferreira 3-1

