Mosteiro de Leça do Balio assistiu à recriação histórica do Casamento Real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.
Durante séculos, vindos de toda a Europa, homens e mulheres rumavam até Santiago de Compostela, passando, em Portugal, pelo Mosteiro de Leça do Balio, local onde recebiam apoio e abrigo nas suas peregrinações.
Classificado Monumento Nacional desde 23 de junho de 1910, o Mosteiro de Leça do Balio é considerado um dos melhores exemplares arquitetónicos existentes no país, de transição do estilo românico para o gótico. Com origem anterior ao séc. X, foi posteriormente (séc. XII) a primeira casa mãe dos Cavaleiros Hospitalários da Ordem de Malta em Portugal.
O Mosteiro de Leça do Balio acolheu também o único casamento real fora da capital.
Ameaçado pelo povo de Lisboa que não vê com bons olhos o seu relacionamento com D. Leonor Telles, El Rei D. Fernando viaja até ao Porto, mais concretamente a Leça do Balio. Em 1372, contra a opinião de muitos nobres e poderosos do reino, D. Fernando torna D. Leonor Rainha de Portugal e atribui-lhe dote e regalias, seguindo-se o beija-mão pela clerezia e fidalguia. A recriação desse episódio histórico constitui o momento alto do programa dos “Hospitalários no Caminho de Santiago”, atraindo milhares de visitantes a Leça do Balio. À semelhança das edições anteriores, ontem, o Largo do Mosteiro encheu para ver o casamento real.
A animação na zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio foi, de resto, uma constante nos últimos quatro dias. Mais de 200 artesãos, trajados à época, executaram o seu trabalho ao vivo. Os visitantes tiveram a oportunidade de assistir à azáfama dos mercadores, à magia dos saltimbancos, às atuações de malabaristas e acrobatas, aos emocionantes torneios a cavalo, de vibrar com a dança do ventre e as sonoridades dos concertos de música medieval.
Os passeios de burro fizeram as delícias dos mais pequenos. Os doces conventuais, os licores, as ervas milagrosas, o porco assado no espeto, a leitura do tarot, foram outros dos atrativos da Feira Medieval de Leça do Balio.
Os “Hospitalários no Caminho de Santiago” regressam no próximo ano.
Não perca já na próxima sexta-feira uma nova recriação histórica em torno da Lenda de Cayo Carpo, no areal da Praia de Matosinhos. A entrada é livre!