20 escritores nacionais e estrangeiros marcaram presença.
A mais internacional edição de sempre do festival LEV- Literatura em Viagem chegou hoje ao fim.
![]()
Dedicada ao presente e ao futuro da Europa, a edição deste ano contou com a participação de cerca de 20 autores nacionais e estrangeiros, distribuídos por oito meses redondas.
Hoje o grande destaque foi a conversa de Tito Couto e Pedro Vieira com Howard Jacobson, na Galeria Municipal, em torno da vida e obra do autor britânico.
![]()
O dia de hoje contou com a presença do Presidente de Câmara, Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha. Hoje o grande destaque foi a conversa de Tito Couto e Pedro Vieira com Howard Jacobson, na Galeria Municipal, em torno da vida e obra do autor britânico.
Howard Jacobson é autor de quatro obras de não-ficção e de diversos romances, nomeadamente A Questão Finkler (Porto Editora, 2011), vencedor do Man Booker Prizer; The Mightly Walzer, vencedor do Bollinger Everyman Wodehouse Award para escrita humorística; Who’s Sorry Now? e J (Bertrand, 2015), ambos nomeados para o Booker Prize. Shylock Is My Name, o seu romance mais recente, será publicado em Portugal, pela Bertrand, em 2017. Tem uma crónica semanal no jornal Independent e contribui regularmente com críticas e artigos para os jornais Guardian, Times e Evening Standard. Foi também autor de diversos programas para a televisão britânica. Vive em Londres.
![]()
Em parceria com a Literature Across Frontiers, realizaram-se duas sessões do LEV muitos especiais. A escritora e jornalista portuguesa Clara Ferreira Alves e Ella Berthoud falaram sobre a possibilidade de redenção na literatura. Ella Berthoud estudou Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge, antes de prosseguir os estudos em Belas Artes na Universidade de East London, onde conjugou a sua paixão pela leitura e pela pintura. Começou a debruçar-se sobre o conceito de biblioterapia com Susan Elderkin, coautora do livro The Novel Cure, quando ambas estudavam em Cambridge. Nos anos seguintes receitaram literatura a amigos e familiares, enquanto Ella desenvolvia trabalho enquanto artista plástica e Susan escrevia romances. Em 2007, desenvolveram em parceria com The School of Life aquele que é hoje um serviço biblioterapêutico prestado presencialmente ou por telefone. The Novel Cure será publicado em Portugal pela Quetzal Editores, com o título Remédios Literários.
![]()
![]()
As novas vozes da literatura europeia juntaram à mesa o espanhol Andrés Barba, a lituânia Ileze Butkute e a dinamarquesa Josefine Klougart.
Estes dois debates inserem-se no projeto Literary Europe Live, que junta dezasseis organizações e festivais literários de treze países em defesa da riqueza e a diversidade do panorama literário europeu.
Este projeto conta com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia, que visa criar programas de mobilidade de escritores no espaço europeu e programas de tradução destinados a divulgar autores dentro e fora do seu país de origem.
Destaque ainda para as cidades literárias que foram motivo de conversa entre David Toscana, João Ricardo Pedro e Alberto S. Santos.
