
Decorreu, ontem, dia 26 de Abril, pelas 20 horas, no Centro de Desportos e Congressos, a Cerimónia Oficial de Abertura dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) 2010, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias, do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e da Presidente do Politécnico do Porto, Dra. Rosário Gambôa.
Marcaram também presença o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, André Couto, bem como os padrinhos da Prova, os ex-Olímpicos Aurora Cunha e Nuno Fernandes.
Envolvendo cerca de 3 mil estudantes de 30 instituições de ensino, este evento decorrerá até 30 de Abril, no Politécnico do Porto e em instalações desportivas de Matosinhos e Póvoa de Varzim.
Depois de um fim-de-semana dedicado ao atletismo, à natação, ao voleibol de praia e ao tiro com arco e das vitórias dos atletas consagrados e estudantes do Politécnico do Porto, Sara Moreira e Pedro Ribeiro nos 3000m, entre muitos outros campeões universitários 2010, ontem começou a semana competitiva na restante dezena de modalidades, que decorre em Matosinhos.
A Câmara Municipal mobilizou 8 instalações desportivas de primeiro plano para permitir a competição de alto nível em modalidades como o Andebol, o Badminton, o Basquetebol, o Futebol de 11, o Futsal, o Ténis de Mesa, o Hóquei em Patins e o Xadrez, entre muitas outras que demonstram como se pode estudar e ser atleta simultaneamente.
Três mil atletas, estudantes de universidades e politécnicos públicos e privados do continente e ilhas, disputaram durante todo o ano lectivo de 2009/10 diversos campeonatos académicos regionais, tendo neles sido apurados e conquistando assim o direito de disputarem as fases finais, que acontecerão de 24 a 30 de Abril nos concelhos de Matosinhos e da Póvoa de Varzim, numa prova apadrinhada pelos ex-olímpicos Aurora Cunha e Nuno Fernandes.
Esta espécie de “olímpicos” do Desporto Universitário (Universidades e Politécnicos) é instituída pela FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) e organizada pelo Politécnico do Porto, que tenta agora repetir o sucesso que foi a organização da edição de 2009 (em Vila Nova de Gaia), tão assinalável quanto responsável pela selecção desta instituição de ensino superior público do Porto como entidade organizadora dos CNU pelo segundo ano consecutivo, algo que nunca tinha acontecido na história do desporto universitário português.

