Novo espaço exporta soluções de segurança da informação para todo o mundo
A Accenture Portugal escolheu o território de Matosinhos para instalar o primeiro Centro Europeu de Excelência de Cloud Security.
Um estudo recente revelou que "74% dos CEO revelam preocupações com a capacidade" das suas empresas em combater ou minimizar danos causados "por um possível ciberataque, o que eleva a necessidade de se reforçarem estes serviços".
Assim, as novas instalações da Accenture Portugal centram-se no desenvolvimento e entrega de uma vasta gama de soluções de cibersegurança em cloud. A partir de Matosinhos, serão exportadas soluções de segurança da informação para clientes nos cinco continentes. No mesmo espaço, estão reunidos vários especialistas em indústria, segurança e tecnologia, em colaboração com parceiros do ecossistema com conhecimento em diversas áreas.
Segundo Ruben Viegas, Associate Diretor Cloud Security COE Lead, dos 50 colaboradores a trabalhar em Matosinhos, mais de 90% são da região norte e 15% são mulheres. Só no primeiro ano de funcionamento, foram executados 37 projetos em 12 países (União Europeia e Estados Unidos da América).
O objetivo para o futuro é, nas palavras da presidente da Accenture Portugal, Manuela Vaz, aumentar o número de clientes nacionais e exportar o talento nacional, consolidando a parceria com o mundo académico, nomeadamente com o ISEP- Instituto Superior de Engenharia do Porto e a FEUP- Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Para a presidente da Câmara Municipal, a escolha de Matosinhos para a instalação do primeiro Centro Europeu de Excelência de Cloud Security demonstra “a atratividade de Matosinhos- Sul”, uma zona do território que se transformou, do ponto de vista da reabilitação urbana, graças “a opções estratégicas” que foram tomadas pela autarquia. “O investimento público alavancou o investimento privado, como foi o caso da requalificação do quarteirão da Real Vinícola”, lembra Luísa Salgueiro.