Câmara Municipal de Matosinhos adquire prédio para instalação do centro documental.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, assinou hoje a escritura para a aquisição do prédio da Rua Roberto Ivens, 582, pertencente à família de Siza Vieira, para aí ser instalado o Centro de Documentação Siza Vieira durante o ano de 2007. O Custo da aquisição foi de 275 Mil Euros.
Após as obras de restauro e de adaptação, serão instalados, e em diversos suportes, centenas de esquissos, maquetas e outra documentação relativa ao trabalho de Siza Vieira, natural de Matosinhos.
O Centro de Documentação Siza Vieira já existe na Quinta de Santiago mas em condições pouco condignas e funcionais e com grande dificuldade de expansão.
O Novo Centro de Documentação Siza Vieira deverá estar pronto em finais de 2007, sendo as obras de recuperação e adaptação supervisionadas pelo próprio arquitecto Siza Vieira.
A procura da documentação do arquitecto atingiu, no ano passado, números muito significativos – cerca de 10 mil visitantes – desde que o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) classificou o Salão de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés como monumentos nacionais.
Em perspectiva está igualmente a criação do Museu de Arquitectura, onde a Câmara Municipal de Matosinhos exporá, não só a obra de Siza Vieira, mas as de outros nomes ligados à escola de Arquitectura do Porto.
É também desejo da Autarquia que o projecto do futuro Museu de Arquitectura seja da autoria de Siza Vieira.
Recorde-se que a sua primeira obra – as 4 Casas da Avenida D. Afonso Henriques – está em Matosinhos, motivo pelo qual a Autarquia gostaria também de ter uma obra que celebrasse o Siza Vieira actual e contemporâneo.
Algumas das obras de Siza Vieira em Matosinhos:
- Piscina das Marés – 1961/1966 - Casa da Juventude – 1993/1997; - Marginal de Leça da Palmeira – 1ª.(2005) e 2ªFase ( a decorrer) - Plano de Urbanização de Matosinhos Sul, - Edifício da Administração da APDL; - Posto de Turismo – 1956; - Piscina da Quinta da Conceição – 1958/1965 - Casa de Chá da Boa Nova – 1958/1963